Partida ficou marcada pela atuação da arbitragem, que gerou críticas pelo lado alviverde
O primeiro clássico entre times paulistas em 2023 ficou bastante abaixo da história de Palmeiras e São Paulo. Na tarde deste domingo (22), o Choque-Rei terminou empatado em 0 a 0.
A partida ficou marcada pela atuação da arbitragem, principalmente do lado palmeirense, que teve um gol bem anulado no início do segundo tempo. Minutos depois, Piquerez caiu na área, após receber um toque de Arboleda, mas a cabine do VAR nem recomendou a revisão do lance pela árbitra Edina Alves Batista no vídeo.
Primeiro tempo sem cara de clássico
O primeiro tempo foi bem abaixo tecnicamente para ambos os lados. Mas não era o que parecia, quando os goleiros de Palmeiras e São Paulo trabalharam logo nos primeiros minutos. Na primeira metade da etapa inicial, o jogo se mostrou muito mais físico e de marcação do que de propostas ofensivas. Rodrigo Nestor marcava individualmente Raphael Veiga, o que prejudicou a criatividade palmeirense. Por sua vez, os são paulinos tinham dificuldades com as bolas nos pés. Na segunda metade, o Verdão passou a buscar um pouco mais, mas o excesso de erros técnicos, como de passes e lançamentos, fez com que o Palmeiras não conseguisse ir às redes. A equipe mandante foi ligeiramente melhor, mas o primeiro tempo teve mesmo cara de 0 a 0.
Palmeiras marca, mas gol é anulado
Aos 10 minutos do segundo tempo, o Palmeiras chegou à rede com Rony. Porém, a árbitra assistente Neuza Inês Back assinalou impedimento, pois o camisa 10 palmeirense estava à frente do penúltimo jogador são paulino quando recebeu o cruzamento rasteiro do Endrick, pelo lado direito. A árbitra Edina Alves Batista se comunicou com a cabine do VAR, que confirmou a decisão do campo.
Pênalti para o Verdão?
Após o gol anulado, o Palmeiras cresceu no jogo. Primeiro, Endrick partiu em velocidade, mas foi afobado e finalizou mascado, quando Raphael Veiga já fechava pelo meio. Na sequência, Piquerez foi para a jogada individual pelo lado esquerdo, trançou pé com Arboleda e caiu dentro da área. A árbitra Edina Alves Batista se comunicou com a cabine do VAR, mas nem mesmo a revisão foi recomendada.
São Paulo melhora
O Palmeiras teve o seu momento de pressão entre o gol anulado e o pênalti não marcado, depois disso as grandes chances de tirar o zero do placar foram do São Paulo. David obrigou Weverton fazer um boa defesa, Rodrigo Nestor finalizou por cima do gol e Arboleda foi desarmado na pequena área após cobrança de falta alçada.
Próximos jogos
Palmeiras e São Paulo entram em campo pelo Paulistão neste meio de semana. O Verdão visita o Ituano, no estádio Novelli Júnior, em Itu, na quarta-feira (25), às 19h30 (horário de Brasília). Já o Tricolor recebe a Portuguesa, no estádio do Morumbi, na quinta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília).