Treinador prepara elenco para a temporada 2024 e estuda formas de aproveitar jovens
Belo Horizonte - O Atlético-MG começou a preparação para a temporada 2024. No próximo ano, o time começa disputando o Campeonato Mineiro. Em seguida terá Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Para conseguir ser competitivo, Felipão estuda como vai utilizar a base para ter mais jogadores à disposição durante o ano.
- Eu não vou pular etapas com esses jogadores. Vou dar a eles a oportunidade de jogos, mas de acordo com os resultados que nós tivermos tendo, com o trabalho técnico que a gente tiver durante a semana, uma série de coisas assim.
O Campeonato Mineiro começa no dia 24 de janeiro. Com o intervalo entre o Estadual até o início da Libertadores, que tem data base a partir de 03 de abril, Scolari ganhou tempo para observar os jovens da base na primeira competição do ano.
- Bom, ganha tempo. E nós temos aí (...) três ou quatro jogadores, que são de 18, 19 anos, que já estão integrados à equipe. Claro que é muito mais tranquilo para o técnico, num Campeonato Estadual, colocar um ou dois jogadores mais jovens do que num brasileiro, e vendo a cancha que eles vão tendo.
Desde que Felipão chegou ao Galo, em junho deste ano, apenas os atacantes Alisson, de 18 anos, e Cadu, de 19, tiveram oportunidades de jogar entre os profissionais. Alisson entrou na derrota do Atlético-MG para o Bahia, na última rodada do Brasileirão. Cadu esteve presente contra o Fortaleza, no segundo turno do Brasileirão, e contra o Alianza Lima, ainda na era Coudet.
Outros jogadores foram relacionados na última rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o caso do goleiro Gabriel Delfim, e os zagueiros Rômulo e Paulo Vitor.
Além desses jovens, outros tiveram alguma participação no profissional durante o ano. O lateral Vitor Gabriel atuou no Mineiro, com Eduardo Coudet. Isaac, atacante, entrou no jogo contra o Libertad, na Libertadores.
O garoto Iseppe, de 17 anos, é o destaque da base atleticana. O jogador tem uma multa milionária. O valor para clubes do Brasil é de R$ 24 milhões (4,5 milhões de euros). Já a multa para quebra do contrato envolvendo clubes do exterior segue em 50 milhões de euros (R$ 267 milhões). O vínculo com o clube é até 2028. Em setembro, Felipão explicou a situação do jogador.
- Ele vai fazer algo no sub-20, primeiro. Se ele mostrar algo lá, eu vou olhar. Primeiro engatinha, depois caminha. É tudo muito bonito lá fora. Aqui é diferente. Pode passar, não passar, mas comigo vai passar no sub-20 primeiro.