Em um país cercado de preconceitos, o goleiro mostrará apoio a comunidade LGBTQIA+
O goleiro do Bayern de Munique, Manuel Neuer, confirmou neste sábado que usará a braçadeira arco-íris (que reivindica os direitos das pessoas LGBTQIA+), durante a estreia da Alemanha na Copa do Mundo do Catar, que está agendada para quarta-feira, diante do Japão.
“Sim, vou usar a braçadeira com as cores do arco-íris”, afirmou Neuer, durante a primeira coletiva de imprensa dos germânicos desde que chegaram ao Catar, na última quinta-feira, acrescentando “que haverá mais equipes” utilizando a braçadeira com um coração e as cores do movimento.
O goleiro, campeão do mundo com a Alemanha em 2014, garantiu ter “o apoio total” da Federação Alemã de Futebol nesta iniciativa.
A utilização de braçadeiras é um das formas encontradas por algumas equipes para divulgarem mensagens políticas relacionadas com o Mundial no Catar, país onde a homossexualidade é ilegal e a violação dos direitos humanos uma prática constante.
Vale lembrar que, no ano passado, durante a Euro 2020, o goleiro usou a mesma braçadeira contra a França e Portugal e quase foi punido pela UEFA. Isso porque, o órgão proíbe em seu estatuto mensagens políticas durante as partidas.
Na mesma época, a Alemanha decidiu iluminar a Allianz Arena, palco do duelo contra a Hungria, também com as cores do arco-íris. Isso porque, o adversário aprovou uma lei que pôs fim à livre informação sobre homossexualidade e transexualidade.