Depois de cair de forma precoce em 2023 e 2024, Flamengo quer transformar bom momento em vaga nas semifinais
Embalado pela ótima fase, o Flamengo espera manter o nível de atuação do Brasileiro na Libertadores. Se ainda há muita lenha para queimar na competição nacional, na continental o caminho é mais curto.
O rubro-negro espera não reviver os traumas das duas últimas edições para chegar ao tetracampeonato. E a próxima missão é contra o Estudiantes, nesta quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela ida das quartas de final. ESPN e Disney+ transmitem ao vivo.
Considerado por Filipe Luís como “o jogo mais importante do ano”, até o momento, o duelo traz uma carga emocional pelo passado recente do clube no torneio: caiu para adversários bastante inferiores — ambos estrangeiros. O curioso é que em cada ocasião a eliminação se deu de maneiras distintas no mata-mata.
Em 2023, o Flamengo abriu 1 a 0 no confronto contra o Olímpia como mandante, mas acabou sucumbindo à pressão do adversário fora de casa e foi derrotado por 3 a 1. Já no ano passado, o adeus à competição aconteceu pelo caminho inverso. Perdeu pelo placar mínimo para o Penarol no Maracanã, e não conseguiu sair do zero com os uruguaios na volta.
Apesar das diferenças nas duas eliminações, ambas têm uma grande semelhança com a campanha desta Libertadores. Em todas o rubro-negro fez uma primeira fase pífia, ficando na segunda posição do grupo. Isso condiciona a equipe ao perigo de iniciar o confronto de mata-mata dentro de casa, fator que interferiu diretamente nas últimas frustrações.
Flamengo no seu melhor
O Flamengo vive, provavelmente, o melhor momento na temporada. São nove partidas de invencibilidade, com sete vitórias e dois empates. O desempenho que já era irretocável no Brasileiro também se mostrou presente nas oitavas da Libertadores, ao eliminar o Internacional com absoluta propriedade.
Devido à qualidade do elenco e ao ótimo trabalho de Filipe Luís, o rubro-negro vai para o confronto como franco favorito. No entanto, o treinador provavelmente terá alguns desfalques de peso que podem nivelar um pouco mais o embate. Alex Sandro e Jorginho ainda estão em fase final de tratamento de seus problemas, na panturrilha e na coxa — respectivamente.
Estudiantes na berlinda
Se o próximo adversário vive uma lua de mel, o Estudiantes está em momento crítico da temporada. Nem a classificação às quartas da Libertadores ajudou a amenizar o clima entre os argentinos, que venceu apenas uma das últimas cinco partidas. Em sétimo na liga e já fora da copa nacional, o clube vê na Libertadores como o possível último respiro de 2025.
Não é só o Flamengo que terá ausências importantes para o jogo de ida do confronto. O treinador Eduardo Dominguez não vai contar com o zagueiro González Pirez e o atacante Edwuin Cetré.
Copa Libertadores 2025: Quartas de final (jogo de ida)
Flamengo x Estudiantes
Data: 18/09/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Andres Jose Rojas Noguera (COL)
Onde assistir: ESPN e Disney+
Prováveis escalações
Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz, Saúl e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro. Técnico: Filipe Luís.
Estudiantes: Muslera; Román Gómez, Núñez, Rodríguez, Arzamendia; Ascacíbar, Medina, Amondarain; Tiago Palacios, Alexis Castro e Carrillo. Técnico: Eduardo Dominguez.