Brasileiro cita momentos de tensão do comandante do Palmeiras com outros treinadores e jogadores
O ex-jogador e treinador Jorginho criticou o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante uma entrevista ao Canal Goat. Apesar de considerar o português o “melhor treinador da história do Palmeiras”, Jorginho afirmou que o mesmo é “indelicado e sem educação”.
“Abel é o maior treinador da história do Palmeiras, mas é um cara indelicado e sem educação à beira do gramado os jogadores e com o treinador do time adversário. Eu já fui xingado de tudo quanto é nome por ter falado isso” , disparou Jorginho, que complementou alegando que quer ter as mesmas oportunidades que Abel tem no Brasil no futebol português.
Não foi a primeira vez...
Em 2022, enquanto treinava o Atlético Goianiense, Jorginho também se envolveu em polêmica com Abel Ferreira. Na ocasião, o brasileiro questionou novamente a imprensa em relação ao tratamento com o português.
A treta se iniciou após o estrangeiro ir para o vestiário durante a disputa de pênaltis do duelo entre Palmeiras e Atlético Mineiro na edição da Libertadores daquele ano.
“Quando as pessoas (técnicos) vencem, as pessoas esquecem. Se um treinador brasileiro fosse para dentro do vestiário escutar música na hora do pênalti, ele seria chamado de covarde. Mas porque ganhou, nada acontece. Está tudo certo” , disse Jorginho.
Com dez títulos conquistados em cinco anos, Abel Ferreira é o treinador mais vencedor do Palmeiras ao lado de Oswaldo Brandão. Na atual temporada, Abel tem chance dupla para disparar na liderança de conquistas.
No Brasileirão, o Palmeiras é líder com 65 pontos, um a mais que o vice-líder Flamengo, a oito rodadas do fim da competição. Além disso, o time paulista está na final da Libertadores, também em disputa com o Fla. A decisão ocorre no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Brasileiros x estrangeiros
A declaração acontece em um momento de embate entre técnicos brasileiros e estrangeiros. Durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, organizado pela CBF, o experiente técnico Oswaldo de Oliveira não escondeu sua opinião sobre a “invasão” de estrangeiros no futebol brasileiro.
Enquanto estava no palco, ao lado de Ancelotti, Oswaldo discursava quando iniciou sua fala sobre treinadores do exterior no Brasil e não escondeu sua preferência por comandantes nacionais à frente da Seleção.
“Tomara que nós voltemos a ter os treinadores brasileiros brilhando nos clubes. Claro, depois que Ancelotti for embora, depois de ser campeão, volte um treinador brasileiro ao comando da Seleção” , afirmou o técnico.
Além de Oswaldo, outro que não escondeu sua opinião foi Emerson Leão: “Eu sempre disse que não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Estou falando na frente de nossa casa. O que eu mudei do café lá fora para minha palavra agora aqui? Antes eu falava que não suportaria técnico estrangeiro, mas tenho que ser inteligente o suficiente e dizer que isso tudo só tem um culpado: nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores, que não têm nada a ver com isso. Não estamos falando de nome, de nacionalidade, estamos falando de erro nosso”.
