..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

Histórico! Liverpool faz 7 a 0 sobre o United no maior clássico inglês

Histórico! Liverpool faz 7 a 0 sobre o United no maior clássico inglês

Jogando em casa, Reds atropelaram rival em partida válida pela Premier League

O Liverpool aplicou uma goleada por 7 a 0 sobre o Manchester United neste domingo no Anfield Road, em clássico válido pela 26ª rodada da Premier League 2022/23. Cody Gakpo, Darwin Núñez e Mohamed Salah marcaram dois gols cada. Roberto Firmino também deixou o dele, em sua última temporada do clube.

O resultado significou a maior vitória da história do clássico, superando uma goleada aplicada pelo próprio Liverpool sobre o Manchester United, 7 a 1 em outubro de 1895. Os Reds chegaram aos 42 pontos e subiram para o 5º lugar, se mantendo vivo na briga por vaga na Champions League. Campeão da Copa da Liga, os Red Devils seguem em 3º lugar, com 49 pontos.

Primeira finalização 

Nos movimentos iniciais, o Liverpool tomou a iniciativa, empurrado por sua torcida no Anfield. Aos três minutos de partida, Elliott recebeu dentro da grande área do Manchester United e finalizou de canhota, mas a defesa dos Diabos Vermelhos fez o bloqueio.

Duelo brasileiro 

Aos nove minutos, na primeira estocada do Manchester United no ataque, o brasileiro Antony recebeu pela direita, cortou para a perna esquerda e soltou uma pancada para boa defesa do compatriota Alisson, que espalmou para escanteio.

Lá e cá 

​O Liverpool intensificou a pressão e teve chances perigosas com Robertson, bloqueada por Lisandro Martínez, e com Darwin Núñez, que também foi salva pelo zagueiro argentino. Após um momento ofensivo dos donos da casa, foi a vez do controle do clássico trocar de mãos.

Após um início difícil, o United “mostrou as garras” e foi para o ataque e teve a chance mais perigosa do Derby. Aos 26, Dalot recebeu pela direita e cruzou na medida para Bruno Fernandes testar no contrapé de Alisson, mas a bola saiu à esquerda do goleiro brasileiro.

Golaço 

​Aos 43 minutos, após ataques perigosos do United, quem abriu o placar foi o Liverpool. Robertson fez boa jogada pelo meio e acionou a corrida de Gakpo na esquerda. O holandês, que chegou a ser cogitado nos Red Devils durante a Copa do Mundo do Qatar, cortou para o pé direito e mandou para o fundo do gol de De Gea, 1 a 0 para os Reds.

Recomeçou com tudo 

Com apenas dois minutos de segundo tempo, após sobra no meio, Fabinho tocou para Salah na direita dentro da área, a bola ficou com Elliott, que cruzou na medida para Darwin Núñez tocar de cabeça e dobrar a vantagem do Liverpool, incendiando ainda mais o Anfield.

Logo na sequência, os Reds aproveitaram que o rival estavam nocauteados e chegaram ao terceiro. Salah recebeu na direita, chamou Lisandro Martínez para dançar, deixou o argentino chão e tocou para Gakpo tirar de De Gea e anotar um lindo gol no Anfield, 3 a 0.

Gol histórico 

​Aos 21, Mohamed Salah fez história mais uma vez. O egípcio aproveitou a sobra desviada dentro da grande área e soltou o pé, para anotar o quarto gol do Liverpool e se tornar o maior artilheiro do clube na era Premier League, chegando aos mesmos 128 gols de Robbie Fowler.

Mão cheia! 

E ficou ainda melhor para o Liverpool. Aos 30 minutos, novamente Darwin Núñez subiu mais alto que a defesa do Manchester United e tocou de cabeça para o quinto gol dos Reds no Anfield, deixando a goleada ainda maior.

Salah de novo! 

​Aos 38, Salah deixou mais um gol recorde. O camisa 11 aproveitou a rebatida de Roberto Firmino, que entrou no segundo tempo, e marcou o seu gol de número 129 para superar a própria marca, se isolando na artilharia do clube na era Premier League.

Firmino fecha o caixão 

Em sua temporada de despedida, Roberto Firmino marcou o último gol da goleada aos 43 minutos. O brasileiro recebe e a falta de ângulo não foi um problema para o camisa nove, que tocou na saída de De Gea e fechou a conta no Anfield.

​O Liverpool volta à campo no próximo sábado, fora de casa, contra o Bournemouth às 9h30 (de Brasília), pela Premier League. Já o Manchester United tem compromisso pela Liga Europa no meio de semana, quando encara o Real Betis nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), pela ida das oitavas de final.