FIFA divulgou mudanças no formato do Mundial de Clubes nesta terça-feira (14)
Nesta terça-feira (14), a FIFA anunciou mudanças no formato da Copa do Mundo de 2026 e no Mundial de Clubes de 2025. A entidade suprema do futebol decidiu que os campeões continentais entre 2021 e 2024 possuirão vaga na competição.
Por terem sido vencedores da Libertadores em 2021 e 2022, Palmeiras e Flamengo, respectivamente, já estão garantidos no torneio.
Além disso, a confederação sulamericana, Conmebol, terá direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 e as outras duas vagas ainda não possuem critérios de classificação definidos.
No caso da Uefa, serão doze vagas ao todo. Os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025, o que faz com que Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, estejam confirmados no Mundial também e as outras oito vagas serão decididas por ranking continental, não podendo haver mais de dois times por país.
Veja como ficou a divisão de vagas por continentes:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
O novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. Todos os critérios de distribuição das vagas dentro dos continentes devem ser definidos pelas respectivas confederações.