PLACAR entrevistou Edu, o mais jovem a ser chamado para uma Copa do Mundo; relembre a idade em que grandes nomes debutaram
A convocação de Endrick para a seleção brasileira principal pode significar a quebra de um recorde de histórico. Caso o atacante entre em campo diante de Colômbia ou Argentina, em confrontos pela quinta e sexta rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, a joia do Palmeiras estreará pelo Brasil de forma mais precoce que Ronaldo Fenômeno, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Zico, Rivellino e outras lendas que fizeram história com a amarelinha.
Nascido no dia 21 de julho de 2006, se atuar contra a Colômbia, Endrick terá 17 anos, três meses e 26 dias. Caso debute contra a Argentina, 17 anos e quatro meses. Assim, em qualquer das situações, já superaria o Fenômeno, que estreou com a amarelinha aos 17 anos, seis meses e cinco dias, em março de 1994, contra a seleção argentina.
Consequentemente, ele ainda passaria à frente de dezenas de outros nomes. Um deles é o atacante Vitor Roque, do Athletico Paranaense, que se tornou recentemente o mais jovem desde Ronaldo, ao jogar com 18 anos e 25 dias.
Neymar, Reinaldo, Adriano e Rodrygo foram a campo pela primeira vez com a amarelinha aos 18 anos. Entre grandes nomes que debutaram aos 19, Endrick também superaria Vinicius Júnior, Jairzinho, Kaká, Rivellino, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Tostão.
Convocados mais tardiamente, após os 20 anos, Romário, Bebeto, Careca, Falcão e Zico são outros que ficariam para trás.