A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Gestão Esportiva, realizou na tarde desta segunda-feira, 22, nas proximidades da Concha Acústica, em Rio Branco, a seletiva da fase municipal de ciclismo dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
A seletiva é realizada em parceria com a Federação Acreana de Ciclismo (FAC) e da competição participaram atletas das categorias de 12 a 14 anos (12/14), que irão participar da competição cuja fase nacional será realizada, este ano, em Salvador (BA), e de 15 a 17 anos (15/17), cuja fase nacional terá sede em Recife (PE).
No total, dez atletas participaram da seletiva, sendo seis da seletiva masculina de 15/17, três atletas femininas de 15/17, além de um atleta masculino da categoria 12/14. Eles realizaram um circuito de 1,2 mil metros. No masculino foram 50 minutos de prova mais uma volta e no feminino 35 minutos mais uma volta.
Dois atletas de cada categoria (masculino e feminino) se classificaram para a fase estadual. Do masculino avançaram os atletas Mauro Henrique da Rocha e Danilo Gomes. Na categoria feminina avançaram Alannis Victoria Ribeiro e Letícia Nery.
Para o chefe da Divisão de Gestão Esportiva da SEE, Kennedy Alencar, a parceria com a FAC é fundamental para a realização da seletiva. Ele destaca que, além do favoritismo de alguns competidores, as seletivas acabam por revelar bons atletas. “Por isso essa parceria com a FAC é importante”, destaca.
O presidente da FAC, Tuxauá Marques, explica que uma das novidades deste ano da seletiva é a aparelhagem com chip, que permite uma porcentagem de 99% de acerto nos resultados. “Sem falar na estrutura para os competidores, como o rolo de aquecimento, que também está sendo utilizado”, explica.
O primeiro colocado na seletiva masculina, Mauro Henrique da Rocha, estudante da Escola Heloísa Mourão Marques, já havia sido campeão no ano passado e representou o Acre na fase nacional. “Na fase nacional, ano passado, eu acabei caindo no segundo dia e fiquei em 6º lugar geral, mas a minha expectativa para este ano é muito boa”, afirma.
Danilo Moraes, da Escola José Rodrigues Leite, não conseguiu se classificar, mas já treina há dois anos e também já foi campeão estadual de montain bike em sua categoria, em 2022. “É a primeira vez que participo da seletiva, mas ano que vem vou ter a oportunidade de participar novamente”, disse.