Luizinho Vieira e Odair Hellmann falam de características do volante, que passou pelo Tricolor na base e tem cláusula que pode acionar mais um ano de contrato
Porto Alegre - Reforço confirmado para 2024, o volante Dodi na verdade volta ao Grêmio. Com passagem pelas categorias de base do Tricolor, o meio-campista chega como opção para ocupar a primeira função do meio-campo e ser alternativa a Villasanti e Carballo, convocados constantemente. Ex-técnicos destacam a “dinâmica” e “qualidade técnica” do jogador.
O Grêmio fechou com Dodi até o fim de 2026, com possibilidade de estender o vínculo por mais um ano ainda. Basta que o volante atinja 60% dos jogos na última temporada de contrato para que automaticamente renove até o final de 2027.
A passagem pelo Santos teve dedo do técnico Odair Hellmann, que indicou a contratação no início de 2023. No Peixe, atuou em 49 partidas, com maior sequência como titular no primeiro semestre, e deu uma assistência. O volante havia atuado com o treinador também na passagem pelo Fluminense.
— Dodi é ótimo jogador. Foi muito bem no Fluminense em 2020 e no Santos. Esteve comigo desde o início do ano e estava muito bem. É um jogador que dá equilíbrio ao time, com qualidade de passe e marcação. Traz qualidade também para a construção inicial do jogo, pela capacidade técnica e pela dinâmica com que atua.
Natural do interior do Paraná, Dodi chegou às categorias de base do Grêmio em 2008, aos 12 anos. Permaneceu no clube até 2013, quando foi para o Criciúma. Lá, finalizou a formação e estreou como profissional.
Foi conduzido ao time principal do Tigre por Luizinho Vieira na reta final da Série A de 2014, com 18 anos. Após uma troca de comando, o técnico assumiu para os últimos três jogos do Brasileiro e lançou jovens como Dodi, Róger Guedes e outros. O atual comandante do Amazonas vê com bons olhos o encaixe no Grêmio.
— Um jogador de muita dinâmica, de um cognitivo acima da média, de poder construir o jogo entrelinhas. Eu particularmente gosto muito dele, faz o jogo andar, a construção de um jogo de toques rápidos, dinâmica, ocupação de espaços. Acho que o Grêmio fez uma baita contratação, acho que se encaixa muito no que o Renato faz, um jogo bem jogado, de toques. Acho que vai se enquadrar bem no modelo — disse Luizinho ao ge.
A contratação de Dodi pelo Grêmio tem objetivo de dar uma opção para a primeira função do meio-campo. Há o entendimento internamente que Dodi complementa o grupo com característica diferente.
Além disso, há outros dois pontos referentes aos volantes. Villasanti e Carballo são constantemente convocados para o Paraguai e Uruguai, respectivamente. Como o Brasileirão não para durante a disputa da Copa América, uma opção a mais foi buscada. Além disso, Carballo fez uma cirurgia no púbis na última semana e deve ficar pelo menos um mês afastado.