..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

Dinâmico e bom passe: ex-técnicos definem Dodi, reforço do Grêmio

Dinâmico e bom passe: ex-técnicos definem Dodi, reforço do Grêmio

Luizinho Vieira e Odair Hellmann falam de características do volante, que passou pelo Tricolor na base e tem cláusula que pode acionar mais um ano de contrato

Porto Alegre - Reforço confirmado para 2024, o volante Dodi na verdade volta ao Grêmio. Com passagem pelas categorias de base do Tricolor, o meio-campista chega como opção para ocupar a primeira função do meio-campo e ser alternativa a Villasanti e Carballo, convocados constantemente. Ex-técnicos destacam a “dinâmica” e “qualidade técnica” do jogador.

O Grêmio fechou com Dodi até o fim de 2026, com possibilidade de estender o vínculo por mais um ano ainda. Basta que o volante atinja 60% dos jogos na última temporada de contrato para que automaticamente renove até o final de 2027.

A passagem pelo Santos teve dedo do técnico Odair Hellmann, que indicou a contratação no início de 2023. No Peixe, atuou em 49 partidas, com maior sequência como titular no primeiro semestre, e deu uma assistência. O volante havia atuado com o treinador também na passagem pelo Fluminense.

— Dodi é ótimo jogador. Foi muito bem no Fluminense em 2020 e no Santos. Esteve comigo desde o início do ano e estava muito bem. É um jogador que dá equilíbrio ao time, com qualidade de passe e marcação. Traz qualidade também para a construção inicial do jogo, pela capacidade técnica e pela dinâmica com que atua.

odairO técnico Odair Hellmann passa orientações ao volante Dodi — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Natural do interior do Paraná, Dodi chegou às categorias de base do Grêmio em 2008, aos 12 anos. Permaneceu no clube até 2013, quando foi para o Criciúma. Lá, finalizou a formação e estreou como profissional.

Foi conduzido ao time principal do Tigre por Luizinho Vieira na reta final da Série A de 2014, com 18 anos. Após uma troca de comando, o técnico assumiu para os últimos três jogos do Brasileiro e lançou jovens como Dodi, Róger Guedes e outros. O atual comandante do Amazonas vê com bons olhos o encaixe no Grêmio.

— Um jogador de muita dinâmica, de um cognitivo acima da média, de poder construir o jogo entrelinhas. Eu particularmente gosto muito dele, faz o jogo andar, a construção de um jogo de toques rápidos, dinâmica, ocupação de espaços. Acho que o Grêmio fez uma baita contratação, acho que se encaixa muito no que o Renato faz, um jogo bem jogado, de toques. Acho que vai se enquadrar bem no modelo — disse Luizinho ao ge.

A contratação de Dodi pelo Grêmio tem objetivo de dar uma opção para a primeira função do meio-campo. Há o entendimento internamente que Dodi complementa o grupo com característica diferente.

Além disso, há outros dois pontos referentes aos volantes. Villasanti e Carballo são constantemente convocados para o Paraguai e Uruguai, respectivamente. Como o Brasileirão não para durante a disputa da Copa América, uma opção a mais foi buscada. Além disso, Carballo fez uma cirurgia no púbis na última semana e deve ficar pelo menos um mês afastado.