..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Corinthians dá show, derrota o Palmeiras no Allianz e avança na Copa do Brasil

Corinthians dá show, derrota o Palmeiras no Allianz e avança na Copa do Brasil

Aníbal Moreno é expulso nos primeiros minutos, e Timão aproveita para construir vitória tranquila na casa do rival

O Corinthians está nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Timão não tomou conhecimento do Palmeiras, venceu por 2 a 0 com gols de Matheus Bidu e Gustavo Henrique, e eliminou o maior rival em pleno Allianz Parque com 3 a 0 no placar agregado. O caminho alvinegro foi facilitado aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Aníbal Moreno foi expulso por agredir José Martínez com uma cabeçada dentro da área.

Vaias a Abel

Maior campeão da história do Palmeiras, o português Abel Ferreira foi vaiado no Allianz Parque. Ao fim do jogo, quando o Corinthians trocava passes e aguardava o apito final com dois de vantagem no placar, as arquibancadas xingaram o treinador. Em resposta, Abel aplaudiu o público. Ironia?

Dérbi pegou fogo

O clássico entre Palmeiras e Corinthians foi tão quente quanto o esperado. Durante os 105 minutos de jogo, o árbitro Anderson Daronco distribuiu cinco cartões vermelhos, sendo quatro ao Verdão: Aníbal Moreno, Emiliano Martínez, Vitor Castanheira (auxiliar) e João Martins (auxiliar), e um ao preparador físico Celso Resende, do Timão.

Fora as expulsões, o Dérbi teve pelo menos duas brigas generalizadas em campo, troca de empurrões e uma série de objetos arremessados ao gramado pela torcida palmeirense, incluindo isqueiro e um carregador portátil.

Mais uma eliminação

Pela segunda vez nesta temporada, o Palmeiras foi eliminado pelo Corinthians. Em março deste ano, o Verdão ficou com o vice-campeonato do Paulistão ao ser derrotado, por 1 a 0, no placar agregado. De quebra, o Timão quebrou um jejum de seis anos sem título justamente em cima do maior rival.

Agora, pela primeira vez na história, o Corinthians passou pelo Palmeiras em um mata-mata nacional. O triunfo alivia a pressão no clube do Parque São Jorge e dá moral para o técnico Dorival Júnior, que vinha balançando no cargo.

Como foi o primeiro tempo?

Um clássico quente, repleto de polêmicas e reclamações dos dois lados. Este foi o primeiro tempo de Palmeiras e Corinthians no Allianz Parque. O jogo começou elétrico com Aníbal expulso aos 11’ por conta de uma cabeçada na face de José Martínez durante uma disputa pelo alto em cobrança de escanteio. O VAR acionou o árbitro Anderson Daronco, que não pensou duas vezes e mandou o palmeirense para o vestiário mais cedo. Daí em diante, o Corinthians passou a trocar passes com calma e construiu boas chances em arrancadas pelos lados do campo. O gol saiu aos 42’ em jogada de escanteio. Matheuzinho cruzou, Gustavo Henrique cabeceou e, na sequência do lance, Matheus Bidu dominou e encheu o pé para abrir o placar. Os palmeirenses reclamaram de falta em Weverton no início da jogada, mas o árbitro não acatou o pedido. Antes do intervalo, o assistente João Martins, do Verdão, foi expulso por reclamação.

Como foi o segundo tempo?

Na etapa final, o Palmeiras voltou a campo com Flaco López e Emiliano Martínez nas vagas de Vitor Roque e Facundo Torres. Logo no início, Giay fez excelente jogada, deixou Maurício de frente para o gol, mas o meia errou o alvo na finalização. Daí em diante, o Corinthians soube jogar com inteligência e se aproveitar da vantagem numérica em campo. Aos 12 minutos, Garro bateu falta na segunda trave e Gustavo Henrique, completamente livre, cabeceou com força para fazer o segundo gol e praticamente acabar com o confronto.

O Verdão ainda tentou, se lançou ao ataque, mas não conseguiu levar perigo ao gol defendido por Hugo Souza. Já o Timão trocou passes, fez o relógio correr e apenas aguardou o fim da partida para celebrar a classificação em pleno Allianz Parque.

palmeiras corinthians 002

Renda e público

  • 41.468 pagantes
  • R$ 4.571.692,60

Machucados

Nem tudo são flores para o Corinthians. Apesar da classificação histórica, o técnico Dorival Júnior terá dores de cabeça nos próximos dias. Isto porque, Memphis Depay, André Carrillo e Yuri Alberto deixaram o campo com algum tipo de problema físico ou muscular. A situação mais preocupante no momento é a de Memphis, que pediu para ser substituído ainda no primeiro tempo por sentir uma pontada na coxa direita.

palmeiras corinthians 002

O que aguarda o Corinthians

Garantido entre os oito melhores times da Copa do Brasil, o Corinthians agora aguarda o sorteio de seu adversário na próxima fase da competição. No Campeonato Brasileiro, o Timão é o 12º colocado com 22 pontos ganhos em 18 rodadas. Na sequência da temporada, o Alvinegro mede forças com o Juventude, em Caxias do Sul. O jogo será disputado na próxima segunda-feira, a partir das 20h (de Brasília).

O que aguarda o Palmeiras

Pressionado, o Verdão agora volta às atenções para o Brasileirão e Conmebol Libertadores. Na Série A, o Alviverde é o terceiro colocado com 33 pontos e dois jogos a menos. No torneio continental, o Palmeiras está nas oitavas de final e tem confronto com o Universitario, do Peru. O próximo desafio do time de Abel Ferreira na temporada será no domingo, às 16h, contra o Ceará, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.