..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

Copa do Brasil: STJD marca data para julgar ações de Corinthians e Vasco

Copa do Brasil: STJD marca data para julgar ações de Corinthians e Vasco

Alterações da CBF no calendário irritaram o Timão e o Gigante da Colina

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para esta sexta-feira (11) o julgamento da ação movida por Corinthians e Vasco que envolve os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil.

As partidas em questão seriam realizadas nos dias 16 ou 17 de outubro. Porém, no último sábado (28), a CBF anunciou a inversão de datas com jogos do Campeonato Brasileiro, passando assim a decisão das semis para o final de semana (19 e 20 de outubro), alegando que os atletas, retornando da data Fifa, não estariam aptos para as partidas.

Logo após a decisão, o Corinthians divulgou uma nota criticando a decisão da CBF, assim como o Vasco da Gama. Ambos decidiram ir ao STJD para reverter a mudança.

Confira abaixo a nota oficial publicada pelo Corinthians:

“O Sport Club Corinthians Paulista vem a público manifestar sua preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, pilares fundamentais do futebol nacional. A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições.

Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas.

Em defesa desses princípios e para garantir a justiça nas competições, o Corinthians tomou a medida de ingressar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), questionando a alteração feita pela CBF sem o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos. O clube espera que o tribunal restabeleça as datas previamente acordadas, preservando a lisura e o equilíbrio das competições”.

Os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil já foram realizados. No estádio do Maracanã, o Flamengo saiu vencedor contra o Corinthians por 1 a 0, enquanto em Belo Horizonte, o Atlético-MG ganhou do Vasco por 2 a 1.