..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

Com um a mais desde o 1º tempo, Brasiliense passa sufoco, mas garante empate e está na 2ª fase da Copa do Brasil

Donos da casa saem na frente com Aldair, mas ficam com um a menos ainda no 1º tempo e vê Jacaré virar placar com gols de Marcão e Badhuga. Lutando até o fim, Humaitá busca empate com Luiz Fernando, mas placar dá vaga aos visitantes

Foi no sufoco, com emoção, mas o Brasiliense garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Diante de um guerreiro Humaitá, que atuou com um jogador a menos por mais de 60 minutos, no estádio Florestão, em Rio Branco (AC), o Jacaré ficou no empate por 2 a 2, na noite desta quarta-feira (23). Os donos da casa saíram na frente com Aldair, logo aos três minutos de jogo. Marcão, de pênalti, deixou tudo igual aos 35 da primeira etapa. Por causa de reclamação no momento da marcação da penalidade, o lateral-direito Xavão recebeu cartão amarelo. Como já tinha um amarelo recebido minutos antes por falta cometida, acabou expulso, deixando o Tourão de Porto Acre com 10 jogadores. Na etapa final, o Brasiliense virou o placar com o zagueiro Badhuga, aproveitando sobra de bola na área do Humaitá. Precisando vencer para se classificar o Humaitá foi para cima, lutou, pressionou e ainda conseguiu chegar ao empate com o zagueiro Luiz Fernando, aos 34 minutos. Os donos da casa ainda sufocaram os visitantes na reta final do jogo, mas o Jacaré segurou a igualdade e a classificação para a próxima fase.

Como ficam

O Humaitá está eliminado da competição nacional e volta às atenções para a disputa do Campeonato Acreano. O Brasiliense espera o vencedor de Globo FC x Internacional, que jogam dia 3 de março, para saber quem será o adversário da segunda fase.

Próximos compromissos

O Humaitá volta a campo na quarta-feira (2), para encarar o São Francisco, em confronto da segunda rodada do Campeonato Acreano. O Brasiliense só entra em campo novamente no sábado (5 de março), quando enfrenta o Ceilândia pela primeira rodada do grupo B na segunda fase do Campeonato Brasiliense.

humaita 002 webHumaitá saiu na frente no 1º tempo, mas teve jogador expulso e levou empate antes do intervalo (Foto: Manoel Façanha/Arquivo Pessoal)

Primeiro tempo

O Humaitá entrou em campo disposto a se impor e mostrar quem mandava na partida. E logo aos três minutos deu um forte golpe no rival. Aldair aproveitou cobrança de falta para a área do Brasiliense e finalizou com força para abrir o placar para os donos da casa: 1 a 0. Os visitantes sentiram o golpe e demoraram para assimilar e entrar na partida. Mas, o Humaitá não conseguiu ampliar a vantagem e viu a situação no confronto ficar complicada aos 31 minutos, quando o árbitro marcou pênalti para o Brasiliense após a bola tocar na mão do defensor dentro da área do Tourão de Porto Acre. A decisão da arbitragem causou insatisfação em jogadores do time acreano e o lateral-direito Xavão, que já tinha cartão amarelo, acabou recebendo o segundo cartão e foi expulso, deixando a equipe com um jogador a menos. Na cobrança da penalidade, aos 35 minutos, Marcão deixou tudo igual no placar: 1 a 1. Na reta final do primeiro tempo, o Humaitá ainda tentou assustar, mas sem sucesso.

humaita 003 webHumaitá x Brasiliense, Copa do Brasil 2022 (Foto: Manoel Façanha/Arquivo Pessoal)

Segundo tempo

Na segunda etapa o esperado era que o time visitante, com um jogador a mais, tomasse as rédeas do jogo e impusesse o ritmo. Mas não foi o que aconteceu. Apesar da desvantagem numérica, o Humaitá não se intimidou e seguia buscando o ataque. E quando o time acreano estava melhor na partida veio o golpe. Aos 21, zagueiro Badhuga aproveitou sobra na área do Humaitá após cobrança de escanteio e virou o marcador: 2 a 1. O gol não diminuiu o ímpeto dos donos da casa, que seguiram buscando o ataque e assustando o goleiro Matheus Brandão. De tanto insistir, o Humaitá chegou ao empate. O zagueiro Luiz Fernando acertou belo chute de dentro da área e empatou: 2 a 2. O gol deu mais força para o Humaitá buscar a virada. O time sufocou, tentou o terceiro gol, mas não conseguiu o feito que seria histórico para o clube e o Brasiliense volta para casa com a vaga na segunda fase garantida.