Treinador citou nominalmente Pedro e Matheus Araújo depois da derrota contra o Del Valle
Faltam dois meses para que a janela de transferências do futebol brasileiro reabra. Desta forma, Vanderlei Luxemburgo tem ciência de que não ganhará nenhum reforço nos próximos 60 dias. Assim, a base deve ser uma fonte de alimentação para o Corinthians neste momento.
– Com jogador jovem, o técnico tem que matar no peito e botar o moleque para jogar. Se tiver que jogar, vai jogar, mas tem que saber que a responsabilidade existe. Cobrem de mim. Quando vem da base, vem identificado com as coisas do clube. – disse após a derrota por 2 a 1 para o Del Valle.
Em seu primeiro jogo, o técnico manteve o zagueiro Murillo, de 20 anos, como um dos titulares. E apostou em dois garotos para tentar reverter o cenário da partida no segundo tempo: o atacante Pedro, de 17 anos, e o meia Matheus Araújo, de 20. Ambos são tratados como joias dentro do elenco.
– Matheus mostrou que conhece da posição, cabeceou tirando a bola passando para alguém, não errou passe, preencheu o espaço e consegui achar na frente para jogar. Não tem isso de que é muito novo. Tem qualidade – disse, sobre o meia.
– Pedro é muito rápido, bom jogador, mas precisa entender que é limpar e jogar na área, não passar por três. Podemos usar esses jogadores, mas precisa ir adaptando. É um segundo volante que dá dinâmica o Matheus. Tudo isso surge no processo de trabalho. Vamos começar a usar.
Aos 70 anos, e portanto com mais de 50 anos de diferença para esses jogadores, Luxa tem em seu histórico recente o trabalho de ter descoberto ou lapidado jogadores com a ajuda do auxiliar Maurício Copertino, que acertou seu desligamento do Bani Yas, dos Emirados Árabes, e chega em breve.
Será Copertino o responsável por fazer uma ponte com Danilo Andrade, técnico que retornará ao time sub-20 nesta semana após um breve período no time principal. A tendência é que os dois troquem muita informações e façam o trabalho de integração entre a base e o departamento profissional.
No Palmeiras, onde foi campeão paulista em 2020, Luxa participou do processo de formação de vários jogadores, como Gabriel Menino, Patrick de Paula, Esteves, Wesley, Gabriel Veron e Alanzinho.
Mas foi Danilo o seu principal case de sucesso, já que o jogador era reserva no time de base e foi visto como um grande talento por Luxa. Em janeiro de 2023, foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por cerca de 20 milhões de euros (R$ 110 milhões). Um retorno esportivo e financeiro para o arquirrival.
Aos 53 anos, Copertino é um parceiro antigo de Luxa, com experiências como seu auxiliar no Tianjin Quanjian, da China, no Palmeiras e também no Vasco da Gama, onde juntos trabalharam com atletas como Talles Magno, Bruno Gomes e Gabriel Pec na temporada 2021.