O Cruzeiro de Fernando Diniz enfim venceu a primeira sob seu comando e nada melhor do que em uma semifinal de Sul-Americana. Contando com o brilho de Cássio, que fechou o gol com grandes defesas, e com a estrela de Kaio Jorge, que marcou o gol decisivo, o time mineiro garantiu vaga na final ao eliminar o Lanús com uma vitória por 1 a 0, nesta quarta-feira (30), no estádio Néstor Díaz Pérez, na Argentina.
No entanto, não foi um jogo fácil para o time celeste. Nos primeiros minutos, o Lanús teve um gol anulado de Marcelino Moreno. Gradualmente, o Cruzeiro se soltou e começou a equilibrar o meio de campo. Matheus Pereira ditou o ritmo com bons passes, e, em um lance de oportunismo, Kaio Jorge aproveitou o rebote após uma finalização de Gabriel Veron e fez 1 a 0. Com o empate por 1 a 1 no jogo de ida no Mineirão, o Cruzeiro avançou com um placar agregado de 2 a 1.
Brilham as estrelas de Cássio e Kaio Jorge
Nos minutos iniciais, o Lanús pressionou o Cruzeiro, acuado, e Marcelino Moreno chegou a marcar, mas o VAR confirmou o impedimento. Cássio ainda salvou o time com uma defesa brilhante em chute de Boggio. Em nova chance, o camisa 10 do time argentino acertou o travessão celeste. Em seguida, o time mineiro equilibrou o confronto e passou a atacar. Assim, Gabriel Veron, de fora da área, acertou a trave de Losada. Aos 45 minutos, em contra-ataque, Kaio Jorge aproveitou o rebote do goleiro e chutou para o gol vazio, abrindo o placar para o Cruzeiro e trazendo mais tranquilidade à equipe, que suportou bem a pressão adversária.
Cruzeiro suporta pressão do Lanús e mais de 30 cruzamentos
Na segunda etapa, com mais espaços após o Lanús sair para buscar o resultado, o Cruzeiro levou perigo em uma finalização de Walace, de fora da área. Na sequência, em uma linda jogada de Matheus Henrique, Matheus Pereira chutou praticamente sozinho; porém, Losada fez uma grande defesa. Pelo lado argentino, Marcelino Moreno continuou ditando o ritmo e criando as melhores chances. O Lanús abusou de cruzar na área do Cruzeiro, mas a defesa celeste soube aguentar a pressão e garantiu a classificação.
Todavia, agora o Cruzeiro aguardará o vencedor de Racing, da Argentina, e Corinthians para conhecer seu adversário. A final está marcada para o dia 23 de novembro, no estádio Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.