..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Besta ou bestial? River pode redefinir imagem de Abel Ferreira?

Besta ou bestial? River pode redefinir imagem de Abel Ferreira?

Em meio a um período turbulento, o treinador multicampeão deve ser contestado pelos torcedores em caso de eliminação

O Palmeiras inicia nesta quarta-feira (17) o duelo contra o River Plate pelas quartas de final da Libertadores. Confronto difícil e que tem um peso gigantesco no futuro do Verdão na temporada e em como Abel Ferreira será enxergado pela torcida palmeirense.

Certa vez, o treinador Otto Glória, brasileiro que levou a Seleção Portuguesa ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 1966, disse que técnico de futebol ou é besta ou bestial (em Portugal, significa bom). Seguindo uma das célebres frases do futebol, o duelo contra a equipe argentina terá um peso muito grande para Abel Ferreira.

Multicampeão e técnico mais longevo do futebol brasileiro atualmente, apesar de ídolo palmeirense, o português começou a ser contestado pela torcida. Atitudes recentes e eliminações importantes diante de rivais geraram insatisfação entre os torcedores, que chegaram a criticá-lo dentro do Allianz Parque.

Ao lado de Oswaldo Brandão, Abel é o treinador com mais títulos na história do Palmeiras, com 10. Porém, o último troféu levantado pelo Verdão foi o Campeonato Paulista de 2024 e, depois desta conquista, o Alviverde colecionou desilusões nas competições seguintes.

Na Libertadores e na Copa do Brasil de 2024, eliminações para Flamengo e Botafogo, respectivamente, nas oitavas de final em ambos os torneios, contra grandes rivais nacionais. No Brasileirão, perdeu a chance do tricampeonato e foi vice-campeão, ficando atrás justamente do Botafogo.

Até que, em 2025, chegaram derrotas doloridas para o Corinthians. A primeira foi pelo Campeonato Paulista, na grande decisão do estadual, e depois veio a Copa do Brasil, outra vez caindo nas oitavas, com revés na ida e na volta, com um sonoro 2 a 0 no Allianz.

Contestação

São frustrações que vêm se acumulando no torcedor e que se refletem em forma de contestação ao treinador multicampeão. Com isso, nesta temporada, Abel Ferreira passou a ser mais questionado pelos palmeirenses e vem sofrendo críticas por suas atitudes e resultados em campo.

A vez mais marcante foi quando a torcida demonstrou sua irritação com o técnico português na queda para o Corinthians, na Copa do Brasil, no início de agosto. Com a eliminação encaminhada, os torcedores começaram a protestar nas arquibancadas. As reclamações foram direcionadas a todos os setores do clube: diretoria, jogadores e, principalmente, Abel.

Entre os diversos cânticos da torcida, o treinador se mostrou incomodado. O português, claramente insatisfeito com os xingamentos, aplaudiu ironicamente a atitude dos palmeirenses que estavam no estádio.

Além disso, houve mais dois casos recentes. O primeiro foi após Palmeiras e Al Sadd entrarem em acordo para encerrar o processo que o time catariano movia contra Abel Ferreira na Fifa. O clube do Catar alegava que o comandante português havia descumprido um pré-contrato assinado no final de 2023. As redes sociais do Verdão foram tomadas por torcedores criticando e demonstrando decepção com a conduta do treinador.

Por fim, nesta Data Fifa, Abel Ferreira estendeu sua folga em Portugal, reapresentando-se depois do elenco, que já havia voltado aos trabalhos. A ausência do português não agradou os palmeirenses e gerou contestações.

Renovação

Neste meio tempo, Abel Ferreira segue prestigiado pela diretoria do Verdão, e Leila Pereira saiu em defesa do comandante e revelou o desejo de renovar com o português até dezembro de 2027, final do mandato da dirigente.

“Eu não decido ouvindo parte mínima de torcedores e não decido também ouvindo comentaristas. Eu decido profissionalmente e racionalmente. E aqui, enquanto eu for presidente, até dezembro de 2027, quem determina as regras sou eu. Não é comentarista nem parte de torcedor. Eu tenho todo o interesse e luto para que o nosso treinador fique conosco até dezembro de 2027. Esse é o meu desejo, é isso que eu quero para a Sociedade Esportiva Palmeiras” , afirmou a mandatária.

Abel Ferreira tem contrato com o Palmeiras até o final de 2025.