..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

Armador acreano é MVP em vitórias do Brasil no Mundial de Handebol Juvenil

José Luciano é principal destaque da equipe brasileira nos triunfos contra Nigéria e Chile, únicas vitórias da seleção na competição

, disputada por 24 seleções na Macedônia

A Seleção Brasileira de Handebol Juvenil Masculino encerrou a participação no Campeonato Mundial da categoria, na Macedônia, na 21ª posição entre as 24 seleções participantes. Com uma campanha de sete jogos, cinco derrotas e duas vitórias, a equipe conquistou triunfos apenas na disputa do 17º ao 24º lugar, vencendo a Nigéria por 30 a 23 e o Chile por 30 a 22.

E o grande destaque das duas partidas foi o armador acreano José Luciano, 19 anos, da equipe do ACEU/Univale/FMEI, de Itajaí (SC), que foi considerado o MVP dos confrontos. O atleta falou sobre a participação do selecionado na competição, acredita que o desempenho poderia ter sido melhor e que individualmente poderia ter feito mais pelo time, principalmente, na fase de grupos, quando a equipe perdeu cinco jogos.

– Apesar que a gente não teve fase de preparação, não tinha entrosamento, acabou pecando em alguns momentos. Poderíamos ter ido melhor na competição, poderia ter se classificado na fase de grupos, mas não deu. Confesso que eu poderia contribuir um pouco mais com a equipe, mas acabou que não contribuí tanto assim na fase de grupos. Mas nos dois últimos jogos, para conquistar o 21º lugar, tive uma certa contribuição com a equipe e acabei sendo MVP – afirmou.

Luciano destacou o nível de dificuldade do Mundial e espera que a participação na seleção lhe credencie para seguir vestindo a amarelinha. Ele exaltou a união do elenco diante de todas as dificuldades encontradas para competir em alto nível.

– É um campeonato mundial, as melhores seleções do mundo estão aqui, então é muito bom poder jogar contra essas equipes fortes. Foi uma experiência inesquecível. Quero participar de outros campeonatos como esse, tanto na seleção júnior quanto na principal. Estou muito feliz. Apesar de que a gente poderia ter ido melhor na classificação, mas mesmo assim estou feliz pela união do nosso grupo. A gente não tinha entrosamento, mas se fechou e conseguiu se unir, lutou até o fim, mas infelizmente não deu – disse.

O jovem natural do município de Rodrigues Alves, no interior do Acre, revela que foi procurado por clubes brasileiros, mas garante que pretende esperar o fim da temporada para tomar uma decisão sobre o futuro.

– Surgiram propostas, mas não tomei nenhuma decisão ainda. Estou contente no clube que estou representando no momento, gosto do clube e tenho que avaliar ainda. A temporada vai acabar no final desse ano e tenho que pensar bem para seguir carreira no handebol e também tenho que pensar nos estudos – explicou.

A delegação brasileira deixa a Macedônia no próximo dia 19. O desembarque no Brasil está previsto para o dia 20.

Campanha do Brasil no Mundial de Handebol Juvenil

  • Brasil 24 x 30 Sérvia
  • Brasil 26 x 30 Islândia
  • Brasil 25 x 26 Tunísia
  • Brasil 22 x 28 Alemanha
  • Brasil 29 x 36 Portugal
  • Brasil 30 x 23 Nigéria
  • Brasil 30 x 22 Chile

Globoesporte.com/ac