Na fase anterior, média de público foi de 32 mil pessoas por jogo, 52% acima do que a do Brasileirão
Nesta quarta-feira, começam os duelos das quartas de final da Copa do Brasil . Conhecido pela premiação generosa, a competição também costuma encher os estádio Brasil afora. Nos jogos das oitavas, mais de 500 mil pessoas acompanharam os embates in loco.
Com 32 mil pessoas por partida, a média foi superior aos 21 mil do Brasileirão 2022, que registra até o momento a segunda melhor marca da história dos pontos corridos.
Além do incentivo extra para as equipes, a presença massiva dos torcedores nas arquibancadas também impulsiona inserções comerciais dos clubes e de patrocinadores. Ademais, os fãs também consomem produtos oficiais que são comercializados nos dias dos jogos.
- O evento que engloba uma partida de futebol possui inúmeras particularidades para as empresas investirem em ações publicitárias. A aparição em uma transmissão esportiva, independente do tempo que levar, é um ativo importantíssimo para as marcas - afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, empresa patrocinadora do Campeonato Brasileiro.
Na mesma linha, Bernardo Pontes, sócio da BP Sports, ressalta também a importância do trabalho dos clubes nas redes sociais, impulsionando o engajamento com os seguidores dos perfis oficiais.
- O perfil do torcedor moderno acompanha o clube do coração também pelas redes, então, é importante que haja conteúdo que não só engaje este torcedor como também traga benefícios às agremiações, como novos patrocinadores e mais seguidores. Com isso, é natural que haja um aumento do público nas arquibancadas também - explica o executivo.
Para os duelos de ida, o Flamengo anunciou que toda a carga de ingressos disponibilizada para o jogo contra o Athletico está esgotada. No Morumbi, o São Paulo informou que mais de 40 mil ingressos já foram vendidos para o embate contra o América-MG.
Na Arena Castelão, o Fortaleza abre o confronto contra o Fluminense jogando em casa. O Leão, que tem o ticket médio mais barato da Série A, realizou ação promocional para o embate, com ingressos a partir de R$10.
- A presença do torcedor nesta decisão da Copa do Brasil é muito importante. A nossa sempre foi um grande combustível, teremos um adversário dificílimo, mas queremos repetir a campanha da temporada passada - conta Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
Com a disputa acirrada pelos ingressos, a filiação aos programas de sócios-torcedores também cresce, o que acarreta em benefícios financeiros aos clubes.
- Os planos oferecem diversos tipos de vantagem, e a facilidade na compra dos bilhetes é uma delas, o que chama o torcedor a comparecer e acompanhar seu time da arquibancada. Apesar disso, muitos clubes têm pouquíssimos adeptos, o que mostra que ainda é preciso uma reformulação para achar o equilíbrio, porque esses programas têm enorme potencial - avalia Armênio Neto, especialista em geração de receitas no esporte.