..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

Após levar aos estádios mais de 500 mil torcedores nas oitavas, Copa do Brasil retorna com jogos decisivos

Após levar aos estádios mais de 500 mil torcedores nas oitavas, Copa do Brasil retorna com jogos decisivos

Na fase anterior, média de público foi de 32 mil pessoas por jogo, 52% acima do que a do Brasileirão

Nesta quarta-feira, começam os duelos das quartas de final da Copa do Brasil . Conhecido pela premiação generosa, a competição também costuma encher os estádio Brasil afora. Nos jogos das oitavas, mais de 500 mil pessoas acompanharam os embates in loco.

Com 32 mil pessoas por partida, a média foi superior aos 21 mil do Brasileirão 2022, que registra até o momento a segunda melhor marca da história dos pontos corridos. 

Além do incentivo extra para as equipes, a presença massiva dos torcedores nas arquibancadas também impulsiona inserções comerciais dos clubes e de patrocinadores. Ademais, os fãs também consomem produtos oficiais que são comercializados nos dias dos jogos. 

- O evento que engloba uma partida de futebol possui inúmeras particularidades para as empresas investirem em ações publicitárias. A aparição em uma transmissão esportiva, independente do tempo que levar, é um ativo importantíssimo para as marcas - afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, empresa patrocinadora do Campeonato Brasileiro. 

Na mesma linha, Bernardo Pontes, sócio da BP Sports, ressalta também a importância do trabalho dos clubes nas redes sociais, impulsionando o engajamento com os seguidores dos perfis oficiais. 

- O perfil do torcedor moderno acompanha o clube do coração também pelas redes, então, é importante que haja conteúdo que não só engaje este torcedor como também traga benefícios às agremiações, como novos patrocinadores e mais seguidores. Com isso, é natural que haja um aumento do público nas arquibancadas também - explica o executivo. 

Para os duelos de ida, o Flamengo anunciou que toda a carga de ingressos disponibilizada para o jogo contra o Athletico está esgotada. No Morumbi, o São Paulo informou que mais de 40 mil ingressos já foram vendidos para o embate contra o América-MG. 

Na Arena Castelão, o Fortaleza abre o confronto contra o Fluminense jogando em casa. O Leão, que tem o ticket médio mais barato da Série A, realizou ação promocional para o embate, com ingressos a partir de R$10. 

- A presença do torcedor nesta decisão da Copa do Brasil é muito importante. A nossa sempre foi um grande combustível, teremos um adversário dificílimo, mas queremos repetir a campanha da temporada passada - conta Marcelo Paz, presidente do Fortaleza. 

Com a disputa acirrada pelos ingressos, a filiação aos programas de sócios-torcedores também cresce, o que acarreta em benefícios financeiros aos clubes. 

- Os planos oferecem diversos tipos de vantagem, e a facilidade na compra dos bilhetes é uma delas, o que chama o torcedor a comparecer e acompanhar seu time da arquibancada. Apesar disso, muitos clubes têm pouquíssimos adeptos, o que mostra que ainda é preciso uma reformulação para achar o equilíbrio, porque esses programas têm enorme potencial - avalia Armênio Neto, especialista em geração de receitas no esporte.