..::data e hora::.. 00:00:00

Esportes

Acreano conquista ouro inédito na 9ª etapa da 10ª Copa Brasil de Natação em Águas Abertas

Acreano conquista ouro inédito na 9ª etapa da 10ª Copa Brasil de Natação em Águas Abertas

Jerônimo Brasil vence categoria Sênior D completando prova de 5 km em 1h30min, no sábado, na Ilha do Mosqueiro, em Belém, capital do Pará

A natação acreana conquistou um resultado inédito no último sábado (8), na disputa da nona etapa da 10ª Copa Brasil de Natação em Águas Abertas, realizada na cidade de Ilha do Mosqueiro, em Belém, capital do Pará.

O engenheiro civil Jerônimo Brasil, 43 anos, foi o grande vencedor da prova de 5 km na categoria Sênior D, completando o percurso em 1h30min, segundo cronometragem do próprio atleta.

O tempo oficial da prova ainda não foi divulgado pela Confederação Brasileira de Desporto Aquático (CBDA). É a primeira medalha de ouro de um acreano em uma competição oficial da entidade.

– Primeira vez do Acre em uma competição da CBDA. Muito protocolo, não é uma competição aberta. Trabalho duro nesse tipo de prova há 10 anos. Foi escolhida a dedo (a competição). Meu pai já tem 70 anos, é paraense, mora aqui. Foi uma competição de honra, especialmente para meu pai. Foi por meu pai e pelo Acre – afirma o nadador, que gastou cerca de R$ 10 mil para participar do evento.

– Nunca parei de treinar. É muito caro, muito caro. O custo total saiu do meu bolso – diz.

A última vitória de Jerônimo Brasil em uma competição nacional foi no ano de 2015, quando venceu o Circuito TH5 em Santos/Bertioga (SP). Ele destaca a dificuldade que envolveu a prova do último sábado.

– Aqui as condições de águas abertas são muito peculiares porque diferente do mar, da água salgada, que você flutua melhor e as correntes são constantes, aqui é como se fosse água do rio misturada com água do mar. Então, enfrentei correntezas a favor, correnteza contra. Foi uma prova muito dura, duríssima. Consegui segurar o pelotão da frente até os 3 mil metros, mas depois tive que focar na minha categoria. Mesmo assim segurei forte e cheguei em primeiro lugar na categoria – ressalta.

Jerônimo Brasil ainda não sabe qual o próximo desafio da temporada. Tudo vai depender das condições financeiras.

– Tenho um grupo que treina no Sesi, queremos ir pro continental no Peru no fim desse segundo semestres, mas vai depender do financeiro – conclui.