..::data e hora::.. 00:00:00
Na contramão do Brasil, vendas no varejo caem no Acre em maio

Na contramão do Brasil, vendas no varejo caem no Acre em maio

Vendas em 16 das 27 unidades da federação tiveram resultado positivo com relação ao volume de vendas. No Acre, segundo o IBGE, queda foi de 1,7%

O comércio varejista no Acre teve uma queda no mês de maio de 2024 em comparação com abril do mesmo ano. O estado se comporta contrário à maioria do país, de acordo com a Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde 16 unidades da federação tiveram aumento volume de vendas.

No comércio varejista, o produto é vendido diretamente para o consumidor final. Ou seja, quem compra é a mesma pessoa que vai utilizar o produto ou serviço. Na comparação entre os dois meses [abril e maio de 2024], a queda foi de 1,7%.

Já a nível nacional, em maio de 2024 o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,2%, na comparação com abril, chegando ao quinto mês seguido de variações positivas. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 8,1% em relação a maio de 2023, 12ª taxa consecutiva no campo positivo. O acumulado no ano chegou a 5,6% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 3,4%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 0,8% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral variou 0,1%. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 5,0%, acumulando no ano alta de 4,8% ante o mesmo período de 2023 e de 3,7% em 12 meses.

Na comparação com maio de 2023, a variação das vendas no comércio varejista foi de 8,1% com resultados positivos em todas as 27 Unidades da Federação.