Vendas em 16 das 27 unidades da federação tiveram resultado positivo com relação ao volume de vendas. No Acre, segundo o IBGE, queda foi de 1,7%
O comércio varejista no Acre teve uma queda no mês de maio de 2024 em comparação com abril do mesmo ano. O estado se comporta contrário à maioria do país, de acordo com a Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde 16 unidades da federação tiveram aumento volume de vendas.
No comércio varejista, o produto é vendido diretamente para o consumidor final. Ou seja, quem compra é a mesma pessoa que vai utilizar o produto ou serviço. Na comparação entre os dois meses [abril e maio de 2024], a queda foi de 1,7%.
Já a nível nacional, em maio de 2024 o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,2%, na comparação com abril, chegando ao quinto mês seguido de variações positivas. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 8,1% em relação a maio de 2023, 12ª taxa consecutiva no campo positivo. O acumulado no ano chegou a 5,6% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 3,4%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 0,8% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral variou 0,1%. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 5,0%, acumulando no ano alta de 4,8% ante o mesmo período de 2023 e de 3,7% em 12 meses.
Na comparação com maio de 2023, a variação das vendas no comércio varejista foi de 8,1% com resultados positivos em todas as 27 Unidades da Federação.