Segundo estimativas feitas pelas autoridades, ar respirável dentro da embarcação pode acabar nesta quinta (22)
As buscas pelo submarino desaparecido após expedição para visitar os destroços do Titanic entram no quinto dia nesta quinta-feira (22). Segundo estimativas feitas pelas autoridades, o oxigênio dentro da embarcação, que carrega cinco pessoas, deve acabar ainda nesta manhã.
As equipes de busca continuam as operações em busca do submersível, que sumiu 1 hora e 45 minutos após a descida, entre domingo (18) e segunda (19).
Conforme a empresa OceanGate, o submarino tem 96 horas de ar respirável disponível. Especialistas, porém, alertaram que o suprimento de oxigênio depende de uma série de fatores, como se a embarcação ainda tem energia e se permanece intacta.
Na madrugada dessa quarta (21), as equipes de busca identificaram sons de batida na região em que o submarino teria desaparecido. A Guarda Costeira afirmou ontem, no entanto, que ainda não sabe a origem do barulho .
As buscas pela área em que os ruídos foram identificados “tiveram resultados negativos”, informou a Guarda Costeira, dizendo que as equipes ainda tentam localizar o que fez o barulho.
“Não sabemos o que são”, disse o capitão Jamie Frederick, coordenador de resposta do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, nesta quarta.
De acordo com Frederick, as buscas serão mais “ativas” nos próximos dias, com maior tecnologia envolvendo a operação. Devem participar do processo um navio de pesquisa francês com um robô que consegue fazer mergulhos em águas profundas e um sistema especializado em resgate que iça objetos grandes e pesados.