..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Senado vota decreto de intervenção federal após vandalismo no DF

Senado vota decreto de intervenção federal após vandalismo no DF

Texto foi aprovado na noite dessa segunda (9) na Câmara dos Deputados

Na manhã desta terça-feira (10), o plenário do Senado analisa o  decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal , após aprovação do decreto na Câmara dos Deputados na noite desta segunda (9).

Ontem, o texto foi aprovado sem alterações em sessão extraordinária convocada às pressas.

É possível identificar objetos quebrados, cadeiras jogadas e vidros estilhaçados, além de extintores e mangueiras contra incêndio espalhadas pelo local

A sessão que ocorre agora no Senado é semipresencial, de modo a facilitar a votação dos parlamentares que não estão em Brasília , já que eles precisam dar uma resposta rápida sobre a pauta.

Embora o Legislativo esteja de recesso até o início de fevereiro, os atos de vandalismo que ocorreram nos prédios dos Três Poderes fizeram com que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), convocasse o Parlamento para funcionar em regime extraordinário.

O relator da proposta de intervenção foi o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), e tem como objetivo recuperar a ordem pública na capital federal.

“Com efeito, o governo do Distrito Federal e sua Secretaria de Segurança Pública foram, para dizer o mínimo, inábeis, negligentes e omissos ao cuidar de um tema tão sensível, porquanto se tratava de tragédia anunciada”, afirmou o parlamentar.

Intervenção federal

A medida foi assinado por Lula ainda nesse domingo (8)  após vândalos bolsonaristas invadirem e vandalizarem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) , em Brasília.

Na ocasião, o presidente criticou os atos realizados na capital federal e chamou os responsáveis de “fascistas”. Ele ressaltou que os financiadores e os suspeitos de integrarem os grupos serão presos.

O decreto tramita em caráter de urgência. Os parlamentares poderão ratificar o texto, sem possibilidade de emendas ou outras alterações. 

A intervenção federal significa que a Segurança Pública do Distrito Federal será de responsabilidade da União. O presidente nomeou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

Atos terroristas no DF

Na tarde desse domingo (8),  bolsonaristas invadiram e vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo . Os edifícios públicos da capital ficaram completamente depredados. Na ocasião, instalações foram quebradas, câmeras de segurança arrancadas e destruídas e a fiação foi exposta.

Os invasores destruíram, inclusive, parte importante do acervo artístico e arquitetônico ali reunido e que “representa um capítulo importante da história nacional” , conforme nota emitida pelo Palácio do Planalto.