Ex-ministra é cotada, mas Rede a quer como candidata a deputada para eleger bancada maior. Chef Bela Gil também aparece entre os nomes, mas PT nega negociações
Com a presença da ex-ministra Marina Silva, a Rede Sustentabilidade anunciou neste sábado (11) o apoio ao pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad. O petista trabalha para encontrar um vice para sua chapa. Seu sonho é que Marina fique com o posto.
Mas a indicação da ex-ministra do Meio Ambiente enfrenta dois obstáculos. O primeiro é o fato de a Rede contar com Marina como puxadora de votos como candidata a deputada federal em São Paulo.
O segundo obstáculo é o PSOL, que também deve fazer parte da aliança e reivindica espaço na chapa. Há, porém, entre as petistas a avaliação de que o partido que está à esquerda do PT não contribuiria para ampliar o alcance da chapa entre os eleitores.
Neste sábado, o jornal “Folha de S. Paulo” informou que o nome da chef Bela Gil, filiada ao PSOL, foi citada como possível vice de Haddad entre coordenadores da campanha do ex-presidente Lula.
Aliados de Haddad dizem, porém, que não há até o momento tratativas em torno da indicação de Bela Gil.
Além de Haddad, a Rede também já definiu apoio a Lula na disputa presidencial. Mas Marina ainda não anunciou sua adesão à pré-candidatura do ex-presidente, de quem foi ministra. Marina tem afirmado que gostaria de fazer uma discussão programática antes de definir sua posição na disputa presidencial.