Na entrega da honraria, Mano Brown agradeceu o reconhecimento e lembrou a trajetória do grupo musical
Os integrantes do grupo Racionais MC’s receberam o título de doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A entrega aconteceu em cerimônia na tarde da última quinta-feira (6), no Centro de Convenções da universidade, e foi restrita a convidados.
Na entrega da honraria, Mano Brown agradeceu o reconhecimento e lembrou a trajetória do grupo musical. “A única ambição que a gente tinha certeza que aconteceria era que, quando os pretos ouvissem a gente, alguma coisa aconteceria”, contou.
Racionais MCs
O Racionais MC’s foi criado em 1988. “A causa é maior que nós. Depois de nós, outros virão. Já chegaram, já estão aí, atuando de forma brilhante. Os jovens são o futuro. Vocês são a revolução online. A gente foi a faísca, lá na época das cavernas. Muito obrigado, sem palavras”, disse Mano Brown.
Racionais MC’s durante cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa na Unicamp. (Foto: Reprodução/YouTube)
Os rappers Ice Blue, Edi Rock e KL Jay também fizeram agradecimentos. “Hip-hop para mim é um acontecimento espiritual. A Lauryn Hill também falou isso. Um acontecimento espiritual que fez um grande resgate dos pretos no mundo inteiro. […] Racionais não é só música, o grupo não é só o enfrentamento, é uma missão também”, disse KL Jay.
Além deles, participaram da cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; e a pedagoga, professora e doutora Nilma Lino Gomes, madrinha dos homenageados.
Título coletivo de doutor honoris causa
A Unicamp define o título de doutor honoris causa como “a distinção máxima prevista no estatuto”, concedida a “pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes; que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade; ou que tenham prestado relevantes serviços à Universidade”.
O título ao Racionais foi aprovado por reconhecido como “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta a atuação política do grupo no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção”.
Já receberam a honraria os professores Paulo Freire e Antonio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.