Líder russo disse que Ocidente aplicou “golpe armado”
O presidente da Rússia, Vladimir Putin , disse neste domingo (26) que o Ocidente é responsável pela Guerra da Ucrânia. Segundo o autocrata russo, os líderes de democracias ocidentais teriam aplicado “golpe armado” para instigar o conflito.
“Um golpe armado. Foi aí que tudo começou. Fomos forçados a proteger a população da Crimeia e, de uma forma ou de outra, acabamos apoiando o Donbass”, disse a uma agência estatal.
“São responsáveis. Eles fingem que não tiveram nada a ver com isso. Eles são os responsáveis deste conflito e os instigadores. E hoje estão entregando milhões de munições, equipamentos”, completou.
Neste fim de semana, o líder russo fechou um acordo com a Bielorrússia, país vizinho e aliado histórico, para posicionar armas nucleares em seu território, apontadas para a Europa.
O russo alega que a medida não violaria os acordos de não proliferação nuclear, uma vez que os Estados Unidos posicionaram armas nucleares no território de aliados europeus.
Em contrapartida, a União Europeia afirmou que pode aplicar sanções ao líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, e aos cidadãos, caso o plano de Putin avance.