..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Putin deve participar de cúpula do G20, afirma embaixadora russa

Putin deve participar de cúpula do G20, afirma embaixadora russa

Cúpula acontece nos meses de outubro e novembro em Bali, na Indonésia; países do ocidente analisam a possibilidade da Rússia deve permanecer no grupo

O mandatário russo, Vladimir Putin, pode integrar a cúpula do G20 nos meses de outubro e novembro na Indonésia. A informação foi divulgada pela embaixadora da Rússia em Jacarta, Lyudmila Vorobieva, numa entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (23).

Segundo Lyudmila, Putin “quer ir” a cúpula, mas ainda existem fatores que condicionam a presença do presidente, como a situação da covid-19. “O G20 não é apenas uma cúpula. O G20 é um processo. Há muitas reuniões que foram realizadas pela Indonésia on-line e off-line, e a Rússia está participando ativamente dessas reuniões”, disse.

Há uma movimentação entre os países ocidentais para examinar se a Rússia deve ou não integrar o grupo das principais economias mundiais depois da invasão a Ucrânia. A China, entretanto, se opõe à retirada de Putin do G20. De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, a Rússia é “um membro importante” do grupo.

O porta-voz completou que nenhum integrante tem o direito de “expulsar outro país” do grupo e ressaltou que o G20 deve “fortalecer a solidariedade e cooperação”.

Lyudmila Vorobieva comentou a movimentação do ocidente e afirmou que a medida é “absolutamente desproporcional”.