..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Presidente da China desembarca na Rússia para reuniões com Putin

Presidente da China desembarca na Rússia para reuniões com Putin

Pequim afirma que quer liderar diálogo para fim da guerra na Ucrânia, mas EUA acusam país asiático de fornecer armas ao Exército russo

Os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, conversam durante cúpula de líderes regionais no Uzbequistão, em 15 de setembro de 2022

O presidente da China, Xi Jinping , desembarcou em Moscou nesta segunda-feira (20) para uma série de reuniões com o presidente russo Vladimir Putin , informou a mídia estatal russa TASS .

Desde o início da guerra na Ucrânia, essa é primeira vez que o líder chinês visita seu vizinho e parceiro estratégico.

Segundo o Kremlin, Xi Jinping discutirá com Putin uma “cooperação estratégica” entre os dois países.

“Durante as negociações, serão discutidas questões atuais de maior desenvolvimento de relações de parceria abrangentes e cooperação estratégica entre a Rússia e a China”, disse em comunicado.

“Também está prevista uma troca de opiniões no contexto do aprofundamento da cooperação russo-chinesa na arena internacional”, acrescentou o Kremlin. “Vários documentos bilaterais importantes serão assinados”.

Visita em meio a tensão com o Ocidente

O encontro dos líderes ocorre em meio a um momento em que a China tenta se apresentar como um mediador de paz neutro na Ucrânia, no entanto, o Ocidente enxerga o esforço com ceticismo já que o governo chinês tem ampliado a parceria com Moscou.

A China se recusa a condenar o ataque da Rússia à Ucrânia. O país também chegou a culpar o avanço da Otan por provocar o conflito.

Além disso, Pequim chegou a fornecer apoio diplomático a Moscou, enquanto expandia os laços comerciais e militares.

Há uma crescente preocupação das autoridades ocidentais em relação a China estar considerando fornecer assistência militar letal à Rússia, mas a acusação é negada por Pequim.