..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Não há lista oficial para mais brasileiros deixarem Gaza, diz embaixador no Egito à CNN

Não há lista oficial para mais brasileiros deixarem Gaza, diz embaixador no Egito à CNN

Paulino Franco de Carvalho confirmou que foram superadas as etapas "mais complicadas" do processo para que o grupo de 32 brasileiros que estavam em Gaza retornem ao Brasil

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho, afirmou em entrevista à CNN neste domingo (12) que não há uma “lista organizada” com nomes de mais brasileiros que queiram deixar a Faixa de Gaza.

“Não temos uma lista organizada e tão pouco essa lista foi transmitida a autoridades egípcias ou israelense. O que há é uma compilação de nomes de eventuais interessados, mas que ainda não disseram claramente se querem ou não sair”, disse.

Carvalho confirmou que foram superadas as etapas burocráticas “mais complicadas” do processo para que o grupo de 32 brasileiros que estavam em Gaza retornem ao Brasil. Eles estão na estrada em direção a Cairo, no Egito.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tem decolagem prevista do Cairo na segunda-feira (13), às 11h50 no horário local (6h50 em Brasília). A aeronave deve desembarcar na Base Aérea de Brasília às 23h30.

Os brasileiros devem passar duas noites na capital federal em um alojamento preparado pela FAB.

O embaixador destacou que, durante o tempo de espera para que o grupo deixasse Gaza, a equipe do governo brasileiro esteve agindo, “com contato de todos os níveis junto a autoridades estrangeiras”.

Os brasileiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza conseguiram cruzar a fronteira com o Egito e deixar o território palestino na manhã deste domingo.

Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiros para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos –, contempladas com autorização para sair de Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (9), 32 atravessaram a passagem fronteiriça de Rafah pela primeira vez desde o início do conflito.

Paulino Franco de Carvalho relatou a “reação de alegria e alívio” do grupo, ao superar a fronteira e encontrar finalmente a “situação de segurança e conforto”.