Papa emérito morreu às 9h34 deste sábado (31) no Mosteiro Mater Ecclesiae
Morreu Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito Bento XVI , aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae , por volta das 9h34 [horário local], neste sábado (31).
A morte de Ratzinger foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé , Mateo Bruni:
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, disse.
Segundo o Vaticano, o corpo de Bento XVI estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro.
Francisco pede orações
Na última quarta-feira (28), em meio às saudações aos fiéis no final de sua audiência geral, no Vaticano, o papa Francisco pediu orações ao papa emérito Bento XVI afirmando que “ele estava muito doente”.
“Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja. Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”, disseo pontífice.
Apesar do discurso, Francisco não chegou a dar mais detalhes, mas as poucas palavras palavras do papa sugeriram o delicado estado de saúde de Bento XVI.
Logo depois da cerimônia, o pontífice visitou o antecessor, segundo o Vaticano.
Quem foi Bento XVI
Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, na Alemanha. No entanto, parte de sua infância e adolescência foram em Traunstein, cidade próxima da fronteira com a Áustria.
Ratzinger era o filho mais novo de três irmãos, ele entrou para o seminário, aos 12 anos, e se tornou fluente em diversas línguas, entre elas o grego e o latim. Anos depois, ele fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.
Bento VXI fora escolhido para o papado 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II.
Ratzinger era ortodoxo e ficou conhecido ideias conservadoras o que fez com que ele se tornasse um dos favoritos para a sucessão papal, mesmo não sendo oficialmente a sua vontade na época.
Após se tornar papa, o alemão explicou em uma ata de audiência geral no site do Vaticano as razões para nome Bento XVI.
“Quis chamar-me Bento XVI para me relacionar idealmente com o venerado pontífice Bento XV [Cardeal Giacomo della Chiesa], que guiou a Igreja num período atormentado devido à Primeira Guerra Mundial”, disse ele.
“Ele foi um profeta corajoso e autêntico de paz, e comprometeu-se com coragem infatigável primeiro para evitar o drama da guerra e depois para limitar as consequências nefastas”, completou.
No entanto, anos mais tarde, Bento XVI também foi o primeiro papa a renunciar ao cargo em 600 anos, após a Igreja Católica se tornar alvo de escândalos envolvendo acusações de corrupção e pedofilia.