Ministro, que assumirá o TSE em agosto, disse que o Poder Judiciário não vai “abaixar a cabeça” para movimentos antidemocráticos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, afirmou neste sábado (14) que “eleições limpas, transparentes e por urnas eletrônicas” garantem a democracia brasileira.
“Vamos garantir a democracia no Brasil com eleições limpas, transparentes e por urnas eletrônicas. Em 19 de dezembro, quem ganhar vai ser diplomado nos termos constitucionais, e o Poder Judiciário vai continuar fiscalizando e garantindo a democracia”, afirmou, durante discurso no Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador.
Em sua fala, Moraes também falou sobre as “milícias digitais” que, segundo ele, “produzem conteúdo falso, notícias fraudulentas, e têm o mesmo ou mais acesso que a mídia tradicional”. “A internet deu voz aos imbecis. Hoje qualquer um se diz especialista, veste terno, gravata, coloca painel falso de livros e fala desde a guerra da Ucrânia até o preço da gasolina, além de atacar o Judiciário”, declarou. “Como não dá para atacar o povo, começaram a atacar os instrumentos que garantem a democracia”.
Moraes ainda disse que o Poder Judiciário não vai “abaixar a cabeça” para movimentos antidemocráticos. “Cada um de nós, magistradas e magistrados, tem a sua responsabilidade para garantir que o país continue essa democracia”, afirmou.
O ministro, que hoje é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assumirá a presidência do órgão em agosto , ficando no cargo durante as eleições deste ano.