..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Milei diz estar disposto a fazer aliança com partido que ficou em 3º

Milei diz estar disposto a fazer aliança com partido que ficou em 3º

Javier Milei ficou em 2ª colocação no primeiro turno das eleições argentinas desse domingo (22)

Segundo colocado no primeiro turno das eleições da Argentina nesse domingo (22), Javier Milei sinalizou que quer fazer uma aliança com a coligação Juntos pela Mudança, que ficou em terceiro lugar na votação. A candidata do Juntos, Patricia Bullrich angariou 23% dos votos.

O candidato populista vai enfrentar o governista Sergio Massa no segundo turno, previsto para acontecer em 19 de novembro.

Após a apuração dos votos, Milei disse que, caso o país queira mudanças, é preciso fazer uma aliança para derrotar os kirchneristas.

“Dois terços dos argentinos votaram por uma mudança, uma alternativa a esse governo de delinquentes”, disse ele. “Todos que queremos uma mudança devemos trabalhar juntos. Pensemos no futuro, no que queremos para nossos filhos”, acrescentou.

Na ocasião, Milei afirmou que o momento é histórico para os argentinos, já que, segundo ele, há dois anos ele não tinha nem mesmo um partido, e agora está concorrendo no segundo turno da presidência com a principal força política do país.

No discurso, ele ainda disse que o resultado se deve ao esforço de milhares de pessoas que trabalharam pelas ideias da “liberdade”.

Segundo turno

Pela primeira vez em 20 anos, a Argentina terá um segundo turno. O ministro da Economia, Sérgio Massa (Unión por la Pátria), e o deputado Javier Milei (Libertad Avanza) vão disputar a segunda rodada de votação, obtendo 36,33% e 30,18% dos votos, respectivamente.

Massa e Milei desbancaram Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), que obteve 23,8% dos votos e também era cotada como uma das favoritas na disputa. Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) e Myriam Bregman (Frente de Izquierda) também participaram do pleito, mas ficaram fora da disputa.