Partido encomendou pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas
Uma pesquisa encomendada pelo PL revela que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) estaria tecnicamente empatada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, ficando apenas dois pontos atrás do mandatário. A pesquisa foi conduzida pela Paraná Pesquisas, e também simulou cenários de disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A informação é da coluna da Bela Megale, do jornal O GLOBO.
Tarcísio aparece com uma diferença de cinco pontos em relação a Lula nas intenções de voto para um possível segundo turno, demonstrando desvantagem em relação a Michelle.
Apesar do governador ser considerado pelo PL como o melhor nome para enfrentar o petista em 2026, alguns membros do partido acreditam que ainda é cedo para definir estratégias, pois muitos eventos podem acontecer até lá. Além disso, Jair Bolsonaro ainda mantém a esperança de voltar a ser elegível e não está concentrado na eleição de um sucessor no momento.
Avaliação de Lula
Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8), as avaliações positiva e negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caíram para o mesmo patamar, com 33% cada uma.
Os que consideram o governo como regular representam 31% da amostra. A parcela que não soube ou não respondeu totalizou 3%.
Avaliação geral do governo Lula:
- Positiva: 33%
- Negativa: 33%
- Regular: 31%
- Não sabem/Não responderam: 3%