..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Lula marca reunião com reitores das federais para discutir greve

Lula marca reunião com reitores das federais para discutir greve

Ao menos 60 universidades e mais de 560 colégios federais estão paralisadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou uma reunião com os reitores das universidades federais para esta quinta-feira (6), no Palácio do Planalto. A informação é da coluna Ancelmo Gois, do O Globo .

No encontro, Lula conversará com os reitores sobre a greve nas universidades e nos institutos federais, que começou em 15 de abril e ainda não tem prazo para ser encerrada.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) , ao menos 60 universidades e mais de 560 colégios federais estão paralisadas.

Motivo do protesto

Os professores e servidores das universidades federais pedem que o governo se comprometa com um aumento salarial de 7,06% em 2024, 2025 e em 2026. Além disso, os manifestantes exigem melhora nas condições de trabalho, um melhor plano de carreira e um "revogaço" de decretos dos últimos governos.
Os servidores também querem a recomposição do orçamento de investimento na rede federal de ensino — em 2023, o governo Lula aumentou o aporte em relação a 2022. Neste ano, porém, a verba diminuiu. As instituições dizem que precisam de R$ 2,5 bilhões a mais nas contas para fecharem o ano.

Em meio ao crescimento do movimento, o governo decidiu fazer uma proposta para atender a categoria. A oferta oferecida foi de um reajuste de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026. Para este ano, a categoria continuaria com o mesmo salário. O sindicato da classe não aprovou a proposta e manteve a greve.