Presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou sobre a vitória do francês
Os pré-candidatos à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) parabenizaram o presidente francês Emmanuel Macron nas redes sociais pela reeleição na votação desse domingo (24) . Jair Bolsonaro (PL), porém, ainda não se manifestou sobre a vitória de Macron.
O francês venceu a candidata de extrema-direita Marine Le Pen — com quem disputou o segundo turno — na noite de ontem, com quase 60% dos votos.
A abstenção de Bolsonaro vai contra a posição dos principais líderes mundiais, que já parabenizaram Macron, como o chanceler alemão Olaf Scholz, o britânico Boris Johnson, o norte-americano Joe Biden, os diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e agências da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na América do Sul, governos da Argentina e Colômbia também já enviaram mensagens ao presidente reeleito.
Inclusive o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desejou “sucesso” a Macron no novo mandato . O francês tentou negociar com o russo uma solução para o conflito com a Ucrânia e, embora tenha mantido canais diplomáticos abertos para Moscou, juntou-se a outros países da Europa para impor sanções econômicas e políticas contra a Rússia.
Nas redes sociais, políticos brasileiros também se manifestaram sobre a vitória do francês:
Lula publicou uma foto com Macron e disse torcer pelo “sucesso” do governo dele, “pelo progresso das condições de vida do povo francês e pelo desenvolvimento da integração da União Europeia”.