..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Datafolha: para 60%, ataques de Bolsonaro às urnas atrapalham eleições

Datafolha: para 60%, ataques de Bolsonaro às urnas atrapalham eleições

De acordo com os dados, 37% dizem que falas de Bolsonaro não atrapalham, 39% afirmam que atrapalham muito e 21% dizem atrapalhar um pouco o processo eleitoral

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28)  aponta que seis em cada dez brasileiros acreditam que as  declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) que questionam a segurança e a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro atrapalham as eleições. 

De acordo com o levantamento, 37% da população dizem que as falas de Bolsonaro não atrapalham, 39% afirmam que atrapalham muito, e 21% dizem atrapalhar um pouco. Segundo os dados, 3% não sabem.

Mais da metade dos entrevistados (52%) que recebe mais de 10 salários-mínimos afirma que as falas do mandatário não atrapalham o processo eleitoral deste ano. O índice vai a 47% entre os evangélicos.

Entre a população que se autodeclara preta, 42% consideram que as falas de Bolsonaro atrapalham muito. A taxa chega a 44% entre estudantes.

Já entre empresários, 31% pensam que as declarações atrapalham muito, 13% afirmam que atrapalham um pouco e 53% acreditam que não atrapalham.

Também há mudança de pensamento entre os  eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os apoiadores de Bolsonaro. Para aqueles que votaram no atual presidente, 11% afirmam que suas declarações atrapalham muito, 19% acham que atrapalham pouco e 69% dizem que não atrapalham.

Já entre os eleitores do petista, 52% acreditam que as declarações atrapalham muito, 21% que atrapalham um pouco e 24% que não atrapalham.

Ainda de acordo com os dados, a grande maioria da população (73%) diz confiar nas urnas eletrônicas . O índice, porém, caiu desde março deste ano.

Para 43% dos brasileiros não há chance de fraude nas eleições. Outros 34% veem muita chance de fraude. O índice sobe para 60% entre eleitores de Bolsonaro.

Para realizar o levantamento, o Datafolha entrevistou 2.556 pessoas presencialmente em 181 cidades do país entre os dias 25 e 26. A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo , tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE com o número BR-05166/2022.