..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

CCJ do Senado aprova PEC que limita poderes do Supremo Tribunal Federal

CCJ do Senado aprova PEC que limita poderes do Supremo Tribunal Federal

Texto prevê limite em decisões monocráticas e tempo para pedidos de vista; projeto vai ao plenário nas próximas semanas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira (4) a proposta de emenda a Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto irá ao plenário da Casa nas próximas semanas.

A proposta limita prazos para pedidos de vista, que é um tempo extra para análise dos processos, em até seis meses, podendo ser prorrogado por mais três. Se aprovado, o pedido de vista terá que ser coletivo e não de apenas um ministro como funciona atualmente.

Entretanto, o próprio Supremo limitou um prazo de 90 dias para a devolução dos processos em pedidos de vista. O ato normativo foi assinado em dezembro de 2022 e passou a valer para os julgamentos deste ano.

O texto ainda impede decisões monocráticas dos ministros do STF para leis ou atos normativos do Congresso Nacional e da Presidência da República.

A tramitação mais ágil da proposta é uma sinalização do Congresso em tentativa de limitar os poderes dos ministros da Suprema Corte. A ala mais conservadora da Câmara dos Deputados e do Senado tem criticado as ações da Corte e pressiona Arthur Lira (Progressistas-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) a entrarem em conflito o Judiciário.

Nas últimas semanas, o Congresso aprovou o Marco Temporal, mesmo após o STF ter derrubado a tese do projeto e mantive as atuais distribuições de terras indígenas. Além da aprovação do texto, o Senado quer agilizar a PEC que determina um tempo de até 11 anos para mandatos dos ministros da Suprema Corte.