..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Brasileiros se trancam em casa por medo de deportação nos EUA

Brasileiros se trancam em casa por medo de deportação nos EUA

Expatriados relatam medo de sair de casa - até para trabalhar e ir à igreja - e acabarem deportados dos Estados Unidos

Após a posse de Donald Trump como presidente dos EUA, diversos brasileiros moradores do país se sentem ameaçados e se “esconder” por medo de serem deportados.

Diversas pessoas chegaram, inclusive, a abandonar trabalho, igreja, e até andarem na rua com medo de serem pegos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). As informações são da Brazilian Press.

Brasileiros deportados

Um documento intitulado Non-citizens on the ICE Non-Detained Docket with Final Orders of Removal by Country of Citizenship, feito pelo US Immigration and Customs Enforcement (ICE) e pelo Removal Operations, detalha os banimentos dos EUA.

Segundo o documento, cerca de 3,7 mil brasileiros sofrem processos de deportação nos Estados Unidos; eles são uma pequena parcela do total de 1,4 milhões de pessoas da lista.

Desde que Trump subiu à cadeira da Casa Branca, fez questão de reforçar as leis anti-imigrantes ilegais, e garantir o cumprimento das mesmas. Também adicionou novas regras, como esforços para acabar com a cidadania de nascidos de imigrantes ilegais em solo estadunidense.

Isolamento e medo

De acordo com The Punch Newspaper , diversos brasileiros estão com medo de sair de casa. Um morador da Flórida disse ao jornal que “desde que Trump chegou ao poder e agiu em sua ameaça de deportação, alguns de nós paramos de ir trabalhar porque os agentes do ICE podem invadir locais de trabalho para prender imigrantes ilegais a qualquer momento”,

Ele trabalhava em uma fábrica que emprega diversos brasileiros - e muitos deles deixaram a força, também por medo de serem deportados. E o isolamento vai além: “Não vou mais à igreja porque é possível ser preso lá. Por enquanto, o único lugar seguro é sua casa; fique dentro de casa.”

México, El Salvador e Brasil

O brasileiro está longe de ser a prioridade de deportação do governo Trump. Como citado acima, uma minúscula parcela dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos é brasileira.

Os dois maiores “problemas” para Trump são imigrantes do México e El Salvador: são, respectivamente, 252.044 e 203.822 casos de deportação em andamento.

Isso, porém, não impede o medo, como disse um dos brasileiros que mora em Ohio para o Punch: “Qualquer cidadão estrangeiro que esteja nos EUA ilegalmente pode ser preso e deportado por agentes do ICE a qualquer momento. A verdade é que a guerra de Trump contra imigrantes ilegais restringiu nossos movimentos. As pessoas estão atentas aonde vão agora. A situação é como um rato monitorando a presença de um gato antes de sair.”