..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Bolsonaro vai apoiar candidato de Lira para sucessão na Câmara

Bolsonaro vai apoiar candidato de Lira para sucessão na Câmara

Apesar da votação acontecer somente em fevereiro de 2025, os políticos já se movimentam em busca de um novo presidente na Casa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) garantiu que vai apoiar o candidato indicado por Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados . A informação foi confirmada pelo “Estadão” nesta sexta-feira (7).

Apesar da votação acontecer somente em fevereiro de 2025, os políticos já se movimentam em busca da sucessão de Lira. De acordo com a reportagem, Bolsonaro diz a aliados do PL que o partido deve apoiar o “candidato de Lira”, que ainda não foi definido.

Mesmo com a inelegibilidade de Bolsonaro , Lira considera importante o apoio do PL, dono da principal bancada na Câmara, com 95 deputados. Ao mesmo tempo, o político alagoano busca que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não fique contra ele na disputa.

O atual presidente da Câmara busca deixar o seu mandato ainda fortalecido, visando uma possível vaga no Senado Federal nas eleições de 2026 - ele deve se candidatar novamente por Alagoas.

Ao mesmo tempo, Lira recebe pressão dos aliados para definir rapidamente quem será seu sucessor. A ideia é não repetir o erro de seu antecessor, Rodrigo Maia, que demorou para escolher um candidato e viu sua influência na Câmara minar depois da derrota de Baleia Rossi.

Candidatos

Em maio, a Quaest divulgou uma pesquisa feita com os deputados sobre a sucessão de Lira. O parlamentar Antônio Brito (PSD-BA) liderou as intenções de voto com 23%, seguido de Elmar Brito (União Brasil-BA) com 15%, Marcos Pereira (Republicanos-SP) com 13%, e Isnaldo (MDB-AL) com 10%.

Conforme o Portal iG mostrou, o presidente Arthur Lira, ciente dos riscos de perda de controle da Câmara, busca resolver a questão da sucessão até agosto , visando garantir uma votação expressiva e manter a estabilidade política na Casa.