Lula aparece em segundo lugar
Nesta quinta-feira (29), o instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa, contratada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, que mostra que a maioria dos eleitores brasileiros não votaria no presidente Jair Bolsonaro de jeito nenhum. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupa a segunda posição.
De acordo com o levantamento publicado pela empresa, o chefe do executivo federal é rejeitado por 52% dos entrevistados. Já o petista, que lidera a pesquisa de intenções de voto, tem rejeição de 39% das pessoas que foram entrevistadas pelo Datafolha. Ambos mantiveram os mesmos pontos em comparação com a pesquisa anterior, de 22 de setembro.
Faltando três dias para as eleições 2022, Bolsonaro conseguiu diminuir sua rejeição em relação à primeira pesquisa da série, divulgada em maio deste ano. Na ocasião, o presidente atingiu 54% de rejeição. O ex-chefe do executivo federal tinha 33%, ou seja, o índice negativo cresceu 6%.
Ciro Gomes (PDT) é o terceiro candidato mais rejeitado, tendo 24%. Simone Tebet (MDB) obteve 15%.
Para realizar a pesquisa, o instituto ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09479/2022.
Primeiro turno
O ex-presidente continua na liderança pela corrida ao Planalto nas eleições 2022, com 50% das intenções de voto válidos. Em segunda posição, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 36%.
Último levantamento do instituto, publicado na quinta (22), mostrava o petista com 50% das intenções, contra 35% do atual mandatário — uma diferença de 15 pontos percentuais entre os candidatos. Em agosto, a distância era de 15 pontos e, em julho, de 18. Agora, a três dias das eleições, a distância entre Lula e Bolsonaro é de 14 pontos percentuais em votos válidos.
Na pesquisa divulgada no dia 15 de setembro, Lula aparecia com 50% das intenções de voto válidos. Já Bolsonaro, tinha 35%.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Lula tem 54% das intenções de voto contra 39% de Bolsonaro. Nos votos válidos, o petista possui 58%, enquanto o presidente da República é citado por 42%.