..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Assassinato de ex-premiê: saiba quem é o suspeito de matar Shinzo Abe

Assassinato de ex-premiê: saiba quem é o suspeito de matar Shinzo Abe

Desempregado, suspeito de matar ex-primeiro-ministro japonês foi detido logo após o atentado

O homem preso por  matar o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe nesta sexta-feira (8) em um atentado no Japão é um ex-integrante das Forças de Autodefesa do país, o equivalente às Forças Armadas do país asiático. O suspeito, identificado como Tetsuya Yamagami, foi detido pelas autoridades logo após o ataque, enquanto segurava o que parecia ser uma arma caseira.

Yamagami, de 41 anos, está desempregado e é morador da cidade de Nara, onde o atentado ocorreu . O local fica a 375 quilômetros a oeste de Tóquio, capital do país. De acordo com testemunhas e com os vídeos que mostram o momento exato dos disparos , o ex-premiê foi baleado duas vezes.

Abe chegou a ser socorrido de helicóptero e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. 

Agora, a polícia local faz buscas na casa do suspeito, que serviu no braço naval das Forças de Autodefesa por três anos, até 2005.

ataque 002 webEx-premiê Shinzo Abe morreu após ataque - Foto: Reprodução / Twitter

De acordo com a emissora pública NHK , o homem disse que não tinha “rancor contra as convicções” do político. Segundo investigadores citados pela imprensa japonesa, no entanto, ele afirmou que estava “frustrado e insatisfeito” com Abe , que havia renunciado ao cargo de primeiro-ministro em setembro de 2020 por motivos de saúde.

O ex-premiê governou o país por quase oito anos, sendo o mais longevo em uma cultura com alta rotatividade entre os chefes de governo.

Ainda segundo a emissora, Yamagami teria dito às autoridades que pretendia matar Abe e os tiros foram disparados pelas costas do político, enquanto ele participava de um comício em Nara.

O ex-primeiro-ministro governou o país entre 2006 e 2007. Depois, retornou em 2012, renunciando apenas em setembro de 2020, após problemas de saúde.

Abe sofria de colite ulcerativa desde a adolescência e ficou conhecido por apoiar uma estratégia de crescimento econômico agressiva destinada a combater a deflação, a chamada Abenomics.

Na manhã de hoje, enquanto ele discursava do lado de fora de uma estação de trem pedindo apoio a um candidato local nas eleições de domingo,  os tiros foram disparados contra ele. Quando Abe foi levado ao hospital, já estava em parada cardiorrespiratória.