..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Alckmin tenta conter irritação do PSB com reforma ministerial de Lula

Alckmin tenta conter irritação do PSB com reforma ministerial de Lula

Vice-presidente Geraldo Alckmin trabalha para que o partido não rompa com o governo

O vice-presidente Geraldo Alckmin tem desempenhado um papel na tentativa de acalmar os ânimos dentro de seu partido, o PSB, em meio às movimentações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma pequena reforma ministerial com o objetivo de conquistar o apoio do Centrão no Congresso Nacional.

O descontentamento no PSB surge com a possível transferência do atual Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB-SP), para a área da Pequena Empresa, uma medida planejada por Lula.

Isso traria consigo a transferência de algumas secretarias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, atualmente sob a liderança de Alckmin, para a recém-criada pasta da Pequena Empresa.

O sentimento de desprestígio no PSB tem levado algumas lideranças a defender a possibilidade de deixar a base de apoio do presidente da República e buscar independência política.

No entanto, Alckmin, como vice-presidente e membro do PSB, tem trabalhado diligentemente para evitar um rompimento entre o partido e Lula. Ele reconhece a necessidade de o governo atender às demandas do Centrão, mesmo que isso implique em uma diminuição de seu próprio poder.

Com a reforma ministerial em andamento, o presidente Lula almeja assegurar o apoio de mais 70 votos na Câmara dos Deputados, visando a facilitar a aprovação de projetos-chave.

Além das mudanças envolvendo o PSB, Ana Moser, atual ministra do Esporte, pode ser exonerada a qualquer momento, com a tendência de que a pasta seja assumida por André Fufuca (PP-MA).