..::data e hora::.. 00:00:00

Artigos

Por que Diego Maradona é considerado uma lenda do futebol?

Ninguém pode negar que Diego Armando Maradona marcou um capítulo imbatível na história do esporte Rei. Como jogador se deu ao luxo de ganhar troféus, prêmios e distinções internacionais que ninguém se atreveria a sonhar em toda sua carreira esportiva. Mais de uma vez fez magia com a bola manipulando-o à sua vontade, a sua presença no campo de jogo revolucionou completamente o ambiente futebolístico.

Milhões de fanáticos lotaram os estádios para apoiar suas equipes só para ver o astro em ação, as organizações sabiam que a presença de “O Pelusa” nos jogos garantia a demanda massiva de ingressos nas sedes esportivas, sem dúvida um ídolo em sua época. Obteve títulos com sua seleção nacional em mundiais, ganhou a Europe League, e duas vezes a Série A, competições nas quais pode apostar na Betway, marca que combina o esporte com o entretenimento.

Mas também há detratores que questionam a atuação do “Pibe de ouro” dentro e fora do terreno de jogo, ante isto sempre surge a pergunta sobre se realmente Maradona foi o melhor jogador de todos os tempos.

Claro, há aqueles que argumentam que outros grandes jogadores também merecem esta honra, por exemplo: Pelé, Messi, Ronaldo, Di Stefano, Johan Cruyff ou Cristiano Ronaldo. A verdade é que Maradona continua sendo o melhor de todos os tempos, afirmar o contrário seria uma contradição, sem subtrair méritos a outras grandes lendas. Embora no futuro possa aparecer um jogador que supere as gestas do gigante construtor de momentos épicos do futebol.

Por que se considera o maior expoente do futebol? Os resultados falam por si, levantou pela primeira vez a taça com o Boca Juniors no Mundial Juvenil Sub-20 realizada em Tóquio em 1979. 

Levou a glória para a sua seleção nacional no México Mundial 86 ao se tornar campeão do concurso e ganhar o jogo final contra a Alemanha com marcador 3-2, segundo título mundial para a nação Argentina.

Quatro anos mais tarde quase repete a mesma façanha no Mundial Itália 90, competição na qual a Argentina chegou à final com o anfitrião Italiano. Sua aterrissagem no FC Barcelona o fez credor de vários títulos nacionais como a Copa do Rei na temporada 82-83, a Copa da Liga da Espanha e a Supercopa da Espanha em 1983.

Maradona tornou-se a grande estrela do Nápoles. A seu passo pela equipe italiana se consagrou com dois palmarés na Série A, conquistados nas edições 1987 e 1990. Dentro da mesma equipa conseguiu ganhar também a Taça de Itália em 1987, a Supercopa de Itália em 1990 e a Europe League da UEFA na campanha 1988-89.

Em toda sua carreira conseguiu marcar 358 gols em 724 jogos, habilitou 257 vezes a bola para que seus companheiros de jogo marcassem gols e acumulou uma grande quantidade de distinções individuais, para citar apenas algumas:

• Máximo goleador do Campeonato Metropolitano argentino 1978, 1979, 1980
• Máximo goleador do Campeonato Nacional Argentino 1979, 1980

• Melhor jogador do Mundial Juvenil do Japão 1979

• Máximo goleador da Liga italiana

• Máximo goleador da Copa da Itália 1988

• Bola de Ouro ao Melhor Futebolista do ano, segundo o Centro de Jornalistas Credenciados na AFA (CEPA) 1979, 1980, 1981

• Bola de Ouro do Mundial de 1986, concedido pela FIFA 1986

• Máximo goleador do Campeonato Metropolitano argentino 1978, 1979, 1980
máximo da Copa da Itália 1988

• Bola de Bronze do Mundial de 1990, concedido pela FIFA 1990

• Melhor Futebolista Argentino de todos os Tempos pela AFA 1993

• Eleito Segundo Melhor Jogador do Mundo de todos os Tempos, segundo uma votação feita pelos ganhadores da Bola de Ouro 1999

• Autor do Melhor Gol da História do Futebol 1999

• Eleito Melhor jogador de todos os tempos (“Fifa Internet Award”)

• Premiado como um dos 100 FIFA

O “Pelusa” foi um homem de sucesso, títulos e grandes emoções com a camiseta albiceleste, deixou um legado inabalável que o converte no ídolo eterno da América Latina e o mundo, sublime e vitorioso no campo de jogo. A marca Betway prepara sua plataforma de apostas para continuar desfrutando de grandes figuras do futebol mundial que personificam o espírito tenaz e aguerrido do grande “Pibe de Ouro”.