Rio Branco, AC 13 de fevereiro de 2026 17:57
HOME / POLÍTICA / Governo do Acre sanciona lei que cria programa de compras para fortalecer indústria do café

Governo do Acre sanciona lei que cria programa de compras para fortalecer indústria do café

O governo do Acre sancionou nesta quinta-feira, 12, a Lei n° 4.776, que promove alterações na Lei n° 3.889/2021, para incluir o Programa de Compras Governamentais de Incentivo à Indústria do Café. A medida representa um avanço estratégico na política de desenvolvimento econômico do Acre, com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do grão, na geração de emprego e renda, e na valorização da produção local.

A medida tem como objetivo ampliar o apoio governamental às indústrias cafeeiras instaladas no território acreano, priorizando a aquisição direta de café industrializado por empresas locais. A iniciativa contribui para dinamızar a economia regional, fortalecer o setor produtivo e estimular novos investimentos.

O programa será executado nas modalidades de compra direta e indireta, garantindo maior alcance das ações e eficiência na aquisição do produto. Os critérios para credenciamento, habilitação, recebimento e avaliação técnica das indústrias participantes serão definidos em edital específico.

Compromisso com produtores

Para a titular da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Temyllis Silva, a medida reafirma o compromisso do governo com os produtores de café e com a indústria regional.

Secretária Temyllis Silva: “O governo vem trabalhando para que o ciclo da produção de café seja completo no Acre, gerando desenvolvimento real para a nossa gente”. Foto: cedida

“No fim de janeiro, estivemos reunidos com cooperativas, produtores e empresários do setor, ocasião em que o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis assumiram o compromisso de garantir que a compra governamental priorizasse o café acreano”, ressalta.

Segundo a gestora, essa política permite que mais recursos circulem e permaneçam no estado: “O governo vem trabalhando para que o ciclo da produção de café seja completo no Acre, gerando desenvolvimento real para a nossa gente”.