Por meio de nota, Deracre argumentou que prefeito Gerlen Diniz (PP) e Alan Rick (Republicanos) foram até construção para fazer ‘filmagens de promoção política e eleitoral’. Gestor municipal classificou caso como ‘insensatez’, enquanto parlamentar apontou ‘desinformação’
O governo do Acre acusou, por meio de nota, o prefeito Gerlen Diniz (PP), de Sena Madureira, e o senador Alan Rick (Republicanos) de invadirem as obras da Pousada do Agricultor nessa quarta-feira (11). Os políticos citados rebateram as acusações e alegaram terem feito uma visita institucional.
A publicação, assinada pela presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, classificou como ‘desrespeitosa e agressiva’ a postura deles e disse que foram até construção para fazer ‘filmagens de promoção política e eleitoral’. (Confira a íntegra da nota mais abaixo)
Um vídeo publicado por Diniz em uma rede social ainda na quarta mostrou ele e Alan Rick passando pelos cômodos do espaço, com obras e instalações já adiantadas. Na publicação, o gestor destacou que a construção, tocada pelo órgão estadual, contou com emendas do parlamentar e que o terreno e prédio são do município. Rick publicou um vídeo semelhante em sua página, com imagens do que classificou como uma ‘vistoria’ nas obras.
“Vamos colocar ar condicionado em todos os quartos, beliches e colchões novos para melhor servir nossos irmãos da zona rural”, afirmou o prefeito na postagem.

Ainda na nota, o governo argumenta que a visita ocorreu sem autorização e voltou a citar o suposto caráter eleitoral da ida do grupo à obra. A publicação afirma ainda que o Deracre pretende acionar os envolvidos na Justiça.
“Essa ação, mais do que afrontar a Constituição Federal em seu artigo 37, que trata do princípio da impessoalidade na gestão pública, colocou em risco a integridade física dos participantes que, de forma destemperada e agressiva, foram expostos aos riscos inerentes de um canteiro de obras sem as devidas orientações e proteções de segurança”, alegou o texto.

‘Invadimos novamente’
Ainda nesta quinta-feira (12), o prefeito de Sena Madureira fez uma postagem na qual mostra o que afirma ser uma nova visita à obra que gerou a tensão entre ele e o governador, que é do mesmo partido. “Invadimos novamente”, afirma a legenda do vídeo.
Ele também rebateu a nota da presidente do Deracre, voltou a descrever o episódio como uma visita à obra e destacar que o prédio é do município e que a construção recebeu emendas do senador.
“Eu, prefeito Gerlain Diniz, não podia entrar no prédio do município. Vejam o absurdo, vejam o nível de insensatez que estamos vivendo no estado do Acre. Isso chama-se ditadura”, declarou.
Alan Rick comentou diretamente o caso apenas através de um post no qual ironizou a polêmica e também argumentou que não tratou-se de invasão e chamou as acusações de ‘desinformação’. “Conclusão: foi visita”, disse.

Nota do Deracre
O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), vem a público repudiar a postura desrespeitosa e agressiva do prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, do senador e pré-candidato ao governo do Acre, Alan Rick, e da pré-candidata ao Senado Federal, Mara Rocha, que, nesta quarta-feira, 11, invadiram uma obra, em execução pela autarquia, de forma intempestiva, para a gravação de filmagens de promoção política e eleitoral.
Em claro desrespeito às normas e orientações de segurança, o prefeito Gerlen Diniz e o senador Alan Rick invadiram o canteiro de obras da Pousada do Agricultor, sem devida autorização, para gravar vídeos voltados a promoção eleitoral, visando ao pleito de 2026
Essa ação, mais do que afrontar a Constituição Federal em seu artigo 37, que trata do princípio da impessoalidade na gestão pública, colocou em risco a integridade física dos participantes que, de forma destemperada e agressiva, foram expostos aos riscos inerentes de um canteiro de obras sem as devidas orientações e proteções de segurança.
Diante do ocorrido, o Deracre informa que irá acionar juridicamente os envolvidos, tomando todas as medidas legais cabíveis.
Sula Ximenes – Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre