..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Rio Branco envia 18 toneladas de pneus recicláveis para Mato Grosso

Material é recolhido e armazenado na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), que fica na BR-364. Nessa terça (11), prefeitura encaminhou 18 toneladas de pneus recolhidas nos últimos meses

Dezoito toneladas de pneus foram enviadas de Rio Branco, capital do Acre, para reciclagem em Cuiabá, no Mato Grosso. O material é recolhido pela Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), que fica na BR-364. O local funciona como um aterro sanitário.

A prefeitura municipal tem uma parceria com uma empresa criada pelos fabricantes de pneus que coletam e reaproveitam pneus que são descartados. Nessa terça (11), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) enviou o material recolhido nos últimos meses e mandou em caminhões para a recicladora no Mato Grosso.

Na capital mato-grossense, o pneus passam pelo processo de trituração, onde é retirada a parte de aço, e parte do material é reutilizado para fabricação de asfalto. A outra parte segue para indústrias de fabricação de cimento. O aço também ganha uma destinação.

Ele vai para as indústrias de ferro e aço para reciclagem. “É uma garantia que a Prefeitura de Rio Branco tem de estar retirando esses pneus, que antes seriam jogados na natureza, que levam 600 anos para se decompor, e agora estão voltando para ter uma destinação adequada”, afirmou o gerente da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), Kemmil de Araújo.

Em 2021, a Prefeitura de Rio Branco destacou que 400 toneladas de pneus foram recolhidas e tiveram uma destinação adequada.

Image
Image

banner mk xl

logo news2