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Prefeitura distribui mais de 1.000 kits humanitários para comunidades afetadas pela alagação de 2024

Prefeitura distribui mais de 1.000 kits humanitários para comunidades afetadas pela alagação de 2024

Dando continuidade a assistência humanitária em decorrência da cheia do rio Acre, que atingiu vários bairros da capital, a Prefeitura de Rio Branco, por meio de recurso do Governo Federal, esteve nesta terça-feira (21), no polo Belo Jardim, realizando a entrega de kits humanitários para a população da zona rural.

A operação vai atender, neste primeiro momento, as comunidades Vista Alegre, Catuaba, Liberdade e Polo Belo Jardim com 600 kits compostos por um colchão, uma cesta básica, um kit limpeza e dois galões de água. Além disso serão distribuídos 1.800 kits dormitório e de higiene pessoal, limitado a 3 unidades, dependendo da composição familiar.

Segundo o representante da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), Felício de Freitas, o kit foi idealizado para atender a comunidade da melhor forma possível. Para a zona rural, o diferencial foi a entrega do colchão com o kit dormitório.

“Essa ajuda, vale ressaltar, é para as famílias que já estão cadastradas dentro do nosso programa de ajuda humanitária da Defesa Civil e através da Seagro, secretaria responsável por essa parte da prefeitura, ou seja, da zona rural. Esse benefício chega para essas famílias através da Prefeitura de Rio Branco, proveniente de recurso federal e recurso próprio também.”

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O diretor Administrativo e Financeiro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), coronel Balbino, ressaltou que todas as secretarias estão envolvidas para poder levar o benefício a quem mais precisa.

“A gente começou esse projeto e vamos atender mais 12 comunidades. Além dessas aqui são 13 comunidades que estão nesse projeto. Ao todo vamos entregar 1.762 kits assistenciais para a nossa comunidade.”

Rosilene Rodrigues, moradora do polo há 8 anos, conta que sofreu com as últimas duas alagações e que consegue ver a assistência do Município com os moradores. A dona de casa lembrou ainda do desespero que foi com a falta d´água e como a prefeitura veio prestar ajuda com os galões de água.

“O sentimento é gratidão, porque ainda não tinha vindo esse apoio para o Polo Belo Jardim. Essa é uma comunidade muito carente que precisa de muitos benefícios, mas só essa iniciativa vai ajudar muito a gente, porque tem pessoas bastante necessitadas. A gratidão é para a prefeitura e o pessoal da Seagro que entrou com a gente na alagação, fez o cadastro de todo mundo, tudo correto e agora estão aqui de novo realizando esse trabalho maravilhoso.”

Para Marilza de Souza, a ajuda veio em boa hora, principalmente o sacolão que vai economizar em pelo menos dois meses de feira em sua casa. A idosa destacou ainda que é uma surpresa ver como a prefeitura vem ajudando quem mais precisa.

“Rapaz, é uma boa ajuda. Eu acho que um bom prefeito tem que olhar a população, não só na hora da necessidade, mas em todas as horas. Porque quem faz o prefeito é o povo e quem faz o povo é o prefeito. Então, para mim, está muito bom.”

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