..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Pesquisa aponta que casamentos de pessoas do mesmo sexo tiveram queda de 53% no Acre em 2020

Número caiu de 15 para 7, o ano passado. Dados são do IBGE, divulgados nessa quinta-feira (18)

Os casamentos civis registrados entre pessoas do mesmo sexo tiveram uma redução de 53% no ano passado, segundo dados da Pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgados nessa quinta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, segundo os dados, foram registrados 7 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2019, foram 15 casamentos civis. A maioria destas uniões foram entre cônjuges femininos, 71% do total.

No apanhado geral da pesquisa, casamentos tiveram redução de 37% em 2020, quando foram registrados 2.768 casamentos civis.

Acre teve mais de 2,7 mil casamentos em 2020 e tem redução de 37% no registro de união estável, aponta IBGE

O IBGE aponta que uma das razões que pode ter causado essa redução foi a pandemia de Covid-19, que com as medidas de isolamento social acabou levando muitos casais adiassem a união.

“Dentre as possíveis causas dessa redução, devem ser consideradas as orientações sanitárias de distanciamento social, que inviabilizaram a realização de cerimoniais e fizeram com que muitos casais adiassem a decisão pelo casamento”, destacou o órgão.

Além disso, no Acre, o casamento coletivo realizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), que já chegou a realizar mais de mil uniões também ficou suspenso no estado devido à pandemia. A única ação nesse sentido realizada pelo tribunal foi a conversão de união estável em casamento, em junho do ano passado e contemplou 300 casais.

Dados nacionais

Os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo também apresentaram queda em todo país no último ano. Os dados apontam que em 2019 foram 9.056 casamentos, com isso a diminuição foi de 29% em 2020, quando foram registrados 6.433 casamentos.

Em todas as regiões, o número também foi inferior ao de 2019. As regiões Sudeste (31,6%) e Sul (29,6%) registraram as quedas mais intensas no número de casamentos civis dessa natureza.

banner mk xl