..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Mutirão do TRE-AC deve atender 1,5 mil pessoas por dia e conta também com vacinação contra Covid e gripe

Mutirão do TRE-AC deve atender 1,5 mil pessoas por dia e conta também com vacinação contra Covid e gripe

Ação ocorre até a próxima quarta-feira (4) no Ginásio do Sesc, no Bosque, em Rio Branco. Equipes de saúde da Sesacre estão no local imunizando a população

Durante o mutirão de atendimento aos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) pretende atender 1,5 mil pessoas por dia até a próxima quarta-feira (4), no Ginásio do Sesc, no bairro Bosque, em Rio Branco.

O prazo para realizar os serviços junto à Justiça Eleitoral termina no dia 4 de maio, 150 dias antes das eleições, que acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (se houver 2º turno).

“É uma grande ação. Temos 32 atendimentos nas baias, são 50 pessoas envolvidas aqui. Temos aqueles que estão auxiliando a fazer o uso do aplicativo e-Título, triagem para saber se a pessoa precisa ficar esperando aqui ou não. Temos todos os serviços da Justiça Eleitoral aqui, nossa expectativa é atender 1,5 mil pessoas por dia e nos últimos dias esse número pode aumentar para mais de 2 mil pessoas. Então, você que está em casa ou no trabalho e que tiver com alguma pendência com a Justiça Eleitoral, aproveite esse mutirão, porque aqui está tranquilo, tem estrutura que permite que o atendimento seja rápido”, disse Rosana Magalhães.

De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório no Brasil para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Já no caso dos jovens com 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

Os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição, no dia 2 de outubro, também vão poder votar este ano.

tre 002 webEstudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão do TRE-AC para tirar o título de eleitor — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

O estudante Kauã Oliveira, de 18 anos, procurou o mutirão para tirar o título de eleitor. Ele criticou a obrigatoriedade do voto, mas disse entender a importância do processo eleitoral para o país.

“Não estava tão ansioso em tirar o título, ter que votar, porque sinto que a questão da obrigatoriedade de votar tira uma parte da minha liberdade, porque se eu não votar em determinado político, tenho que pagar uma multa no futuro. Mas, entendo que tudo isso tem uma certa importância para a evolução da sociedade como um todo”, disse.

O aposentado Gilmar dos Santos também esteve no mutirão, mas para fazer a atualização cadastral. “Vim fazer a transferência de domicílio do interior para a capital, já que moro aqui agora. Não votei na última eleição por causa da pandemia, não achei com segurança de ir até Xapuri votar. Aí, aproveitei aqui esse serviço para regularizar e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. É muito importante, todo cidadão tem que buscar melhora para seu país, seu estado, só através de eleições é que podemos escolher os representantes.”

tre 003 webDurante mutirão do TRE-AC, Sesacre disponibiliza vacinação contra Covid, Influenza e tríplice viral — Fotos: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Vacinação

Além da possibilidade de tirar o título de eleitor e resolver pendências com a Justiça Eleitoral, as pessoas podem se imunizar contra a Covid-19, Influenza e tríplice viral. É que a ação conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde.

“Ao longo dos oito dias de ação do TRE disponibilizaremos as vacinas de Influenza para os grupos prioritários, a tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola para população adulta até 49 anos e a da Covid-19. A gente espera vacinar, pelo menos, mil pessoas nessa ação. Continuamos na busca pela aplicação das doses de reforço contra a Covid, sempre lembramos que as pessoas que tomaram a 1 e 2 dose no ano passado precisam do reforço. Estamos na casa dos 30% ainda e a vacinação de crianças continua lenta, com 32% de cobertura”, disse gerente do PNI estadual, Renata Quiles.

O eletricista Gean Paulo de Oliveira contou que foi levar uma pessoa para receber atendimento no mutirão do TRE e acabou aproveitando para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, que estava atrasada.

“Foi um desleixo meu mesmo. É muito trabalho e estava tentando encontrar tempo. Aí aproveitei esse mutirão aqui para ficar em dia. Trouxe uma pessoa para tirar o título, vi que estava tendo a vacinação e aproveitei para tomar a terceira dose.”

banner mk xl