..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Grupo Especial de Operações em Fronteira recebe instrução de nivelamento com todo efetivo

Grupo Especial de Operações em Fronteira recebe instrução de nivelamento com todo efetivo

Com o objetivo de fortalecer e atualizar as técnicas e procedimentos operacionais do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) está promovendo de segunda-feira, 13, a sábado, 18, a primeira Instrução de Nivelamento e Atualização do Conhecimento (Inac), direcionada a bombeiros, policiais civis e policiais militares. O curso terá 70 horas de aula e terá participação de 34 operadores.

fronteira 002Secretário José Américo Gaia: “Melhor prestação de serviço”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A iniciativa reafirma o compromisso da Sejusp com a excelência na segurança pública e a contínua capacitação de seus agentes para a melhor prestação do serviço à sociedade. O titular da pasta, coronel José Américo Gaia, diz que toda capacitação para as forças de segurança tem uma importância relevante. “Isso resulta em melhor prestação de serviço, mais qualificada e com maior resultado, para que possamos atender melhor a sociedade acreana, principalmente a sociedade que vive na região de fronteira”, afirma.

O treinamento proporcionará o aprimoramento das habilidades e conhecimentos nas áreas essenciais que envolvem a atuação do Gefron na faixa de fronteira e divisas do estado. As instruções incluem procedimentos em ocorrências fronteiriças, legislação aduaneira e fazendária, transporte de cargas ilegais, técnicas de abordagem e bloqueio policial em rodovias, práticas com armamento e tiro policial e busca veicular, entre outras.

fronteira 003Capitão Edson Queiroz ressalta que as disciplinas do curso são voltadas para a atuação dos profissionais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O representante do Gefron, capitão Edson Queiroz, ressalta que “o intuito dessa instrução é nivelar e atualizar o conhecimento do operador em relação às matérias e disciplinas correlacionadas às atividades que o Gefron desempenha no seu dia a dia, com instruções relacionadas à legislação do operador”.

A capacitação contará com a participação de dois militares do Exército Brasileiro como professores e com instrutores de órgãos estaduais e federais, como Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

fronteira 004A capacitação contará com a participação de dois militares do Exército Brasileiro como professores e com instrutores de órgãos estaduais e federais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O terceiro-sargento do Corpo de Bombeiros, Paulo Janes Ferreira, é um dos alunos do curso e fala da expectativa diante da oportunidade de aprendizado. “O curso vai trazer um nivelamento entre nós. É um sistema integrado, então tem operadores de diversas forças. E o curso vem justamente para trazer esse conhecimento comum, entre bombeiros, policiais civis e policiais militares. O crime vai se atualizando e nós, como um grupo especial, precisamos dar aquele passo a mais”, diz.

fronteira 005Terceiro-sargento do Corpo de Bombeiros, Paulo Janes Ferreira é participante do curso. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

banner mk xl