..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Direção do Into-AC recebe denúncia de que criminosos estariam vendendo remédio para familiares de pacientes com Covid

Quadrilha estaria oferecendo remédios usados no tratamento contra a Covi-19 para familiares das vítimas. Direção do Into-AC diz apura denúncias e deve acionar a polícia caso confirme as suspeitas

A direção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) em Rio Branco, principal hospital de campanha do estado, recebeu denúncias de que familiares de pacientes com Covid-19 podem estar sendo vítimas de golpes. Criminosos estariam procurando essas famílias e tentando vender remédios usados no tratamento da doença. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5) pela direção do Into-AC.

Em nota, o Into-AC informou que não faltam remédios na unidade e, por isso, não solicita que os parentes dos pacientes internados comprem os medicamentos. (Veja nota na íntegra abaixo).

“Buscamos identificar os lotes de medicamentos já adquiridos pelas famílias para verificar se são provenientes da rede pública saúde. Se confirmarmos esta prática tomaremos as medidas cabíveis”, destaca a nota.

Ainda conforme a unidade de saúde, a polícia deve ser acionada para abrir uma investigação criminal e identificar essas pessoas.

Atualmente, o Into-AC está com a ocupação máxima no número de leitos de UTI. Nesta segunda, o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) mostrou que os 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão lotados.

Covid-19 Acre

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou no boletim desta segunda (5) mais 173 novos casos de infecção por coronavírus e sete mortes. O número de infectados subiu para 71.330 e o total de mortes agora é de 1.298. Em cinco dias de abril já são 36 mortes pela doença.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 7.974,6 casos para cada 100 mil habitantes. O Acre apresenta um coeficiente de mortalidade (óbitos por 100 mil habitantes) de 145% e de letalidade de 1,8%.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 101 estão ocupados. A taxa de ocupação total teve uma leve queda e atingiu para 95%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Nota completa do Into-AC

A direção do INTO recebeu de familiares de alguns pacientes a informação de que teriam sido procurados por pessoas que ofereceram, para a venda, medicação de uso hospitalar para tratamento de Covid 19.

Informamos que na unidade não há falta de medicamentos e que não temos por hábito solicitar a aquisição destes aos familiares.

Buscamos identificar os lotes de medicamentos já adquiridos pelas famílias para verificar se são provenientes da rede pública saúde.

Em se confirmando esta prática tomaremos as medidas cabíveis.

Image
Image

logo news2